Fisico quimica
Aluno: Thiago Veloso Turma: 2º G de Instrumento Musical
Professor: Paulo Monteiro
Matéria: Química.
Assunto:
Resumo do Capitulo 02 (Propriedades coligativas).
É possível ferver a água sem aquecê-la?
O ponto de ebulição da água aumenta a medida que aumenta-se a pressão a que ela está sendo submetida, ou seja, conforme diminuirmos a pressão talvez possamos ferver a água sem a aquecer.
Propriedades coligativas: São propriedades físicas que se somam pela presença de um ou mais solutos e dependem única e exclusivamente do número de partículas (de moléculas ou íons) que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza do soluto. Isso significa dizer que a quantidade, e não a natureza (como tamanho, estrutura molecular ou massa), das partículas que estão juntas na solução é que irá influenciar na formação das propriedades (ou efeitos) coligativas, podendo ser dividida em três tipos:
Tonoscópico: diminuição da pressão máxima de vapor.
Tonoscopia é uma propriedade coligativa que constitui na diminuição da pressão máxima de vapor (PMV) de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não volátil. Em relação à pressão de vapor de um solvente puro, pode-se dizer que sempre ela será maior do que a pressão de vapor de uma solução. Isso decorre do fato de que as partículas do soluto roubam energia cinética das moléculas do solvente, impedindo que parte destas ganhe o estado de vapor. As partículas dispersas constituem uma barreira que dificulta a movimentação das moléculas do solvente do líquido para a fase gasosa.
A diferença entre a pressão máxima de vapor do solvente puro e a pressão máxima de vapor do solvente em solução denomina-se abaixamento absoluto da pressão máxima de vapor. Com isso, é possível estabelecer a seguinte condição para as soluções: quanto maior a quantidade de partículas em uma solução, menor será a sua pressão de vapor.
O abaixamento da PMV depende da temperatura. Ao quociente