Fisico-quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à disciplina e conceitos gerais.

O que é Físico-química e Matéria

Físico-química é a ciência que usa as leis da física para explicar os fenômenos químicos. Estuda as propriedades físicas e químicas da matéria.
Matéria é aquilo que existe, que formam as coisas, que tem massa e ocupam lugar no espaço. É formada por átomos, que são a menor porção da matéria que conserva suaspropriedades.

Propriedades Gerais

São propriedades inerentes a toda espécie de matéria.
Massa: é a medida da quantidade de matéria.
Volume: é o espaço que determinada massa de matéria ocupa.
Inércia: é a propriedade que os corpos têm de manter o seu estado de movimento ou de repouso inalterado, a menos que alguma força interfira e modifique esse estado.
Impenetrabilidade: duas porções dematéria não podem ocupar, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço.
Divisibilidade: toda matéria pode ser dividida sem alterar a sua constituição, até um certo limite ao qual chamamos de átomo.
Compressibilidade: sob a ação de forças externas, o volume ocupado por uma porção de matéria pode diminuir. De uma maneira geral os gases são mais compressíveis que os líquidos e estes por sua vez são maiscompressíveis que os sólidos.
Elasticidade: Dentro de um certo limite, se a ação de uma força causar deformação da matéria, ela retornará à forma original assim que essa força deixar de agir.
Porosidade: a matéria é descontínua. Isso quer dizer que existem espaços (poros) entre as partículas que formam qualquer tipo de matéria. Esses espaços podem ser maiores ou menores, tornando a matériamais ou menos densa. A cortiça apresenta poros maiores que os poros do ferro, logo a densidade da cortiça é bem menor que a densidade do ferro.

Propriedades Específicas

São propriedades individuais de cada tipo particular de matéria.
Organolépticas: São propriedades capazes de impressionar os nossos sentidos, como a cor, que impressiona a visão, o sabor, que impressiona o paladar, o odor queimpressiona o nosso olfato e a fase de agregação da matéria (sólido, líquido, gasoso, pastoso, pó), que impressiona o tato.
Químicas: Responsáveis pelos tipos de transformação que cada matéria é capaz de sofrer. Relacionam-se à maneira de reagir de cada substância
Físicas: São certos valores encontrados experimentalmente para o comportamento de cada tipo de matéria quando submetidas adeterminadas condições. Essas condições não alteram a constituição da matéria, por mais diversas que sejam. As principais propriedades físicas da matéria são:

- Pontos de fusão e solidificação: São as temperaturas nas quais a matéria passa da fase sólida para a fase líquida e da fase líquida para a sólida respectivamente, sempre em relação a uma determinada pressão atmosférica.
Obs.: a pressãoatmosférica (pressão exercida pelo ar atmosférico) quando ocorre a 0° C, ao nível do mar e a 45° de latitude, recebe o nome de pressão normal, à qual se atribuiu, convencionalmente, o valor de 1 atm.
Ex.: água 0° C; oxigênio -218,7° C; fósforo branco 44,1° C

- Pontos de ebulição e condensação: São as temperaturas nas quais a matéria passa da fase líquida para a fase gasosa e da fase gasosa para alíquida respectivamente, sempre em relação a uma determinada pressão atmosférica.
Ex.: água 100° C; oxigênio -182,8° C; fósforo branco 280° C.
- Densidade: é a relação entre a massa e o volume ocupado pela matéria.
Ex.: água 1,00 g/cm3; ferro 7,87 g/cm3.
- Coeficiente de solubilidade (CS): É a quantidade máxima de uma matéria capaz de se dissolver totalmente em uma porção padrão de outramatéria (100g, 1000g), numa temperatura determinada.

Ex.: Cs KNO3 = 20,9g/100g de H2O (10° c)
Cs KNO3 = 31,6g/100g de H2O (20° c)
Cs Ce2(SO4)3 = 20,0g/100g de H2O (0° c)
Cs Ce2(SO4)3 = 10,0g/100g DE H2O (25° c)
- Tenacidade, Dureza, Brilho: substâncias sólidas.
Estados de agregação da matéria.
Os principais estados da matéria são o sólido, o líquido e o gasoso. As principais diferenças...
tracking img