Fisicaexp

438 palavras 2 páginas
Arredondamento

Um número é arredondado para outro, com o número de algarismos significativos desejados, pelo cancelamento de um ou mais algarismos da direita para a esquerda. Duas regras podem ser utilizadas neste caso: 1. “Quando o algarismo suprimido é menor do que 5, o imediatamente anterior permanece igual.” 2. “Quando o algarismo suprimido é maior ou igual a 5, o imediatamente anterior é acrescido de uma unidade.”
Exemplos: L = 2,143 m ⇒ L = 2,14 m, depois de arredondado.
L = 0,0506 m ⇒ L = 0,051 m, depois de arredondado.

Erros sistemáticos
Chamam-se erros sistemáticos as flutuações originárias de falhas nos métodos empregados ou de falhas do operador. Por exemplo:
- Uma régua calibrada errada ou na escala de um instrumento.
- Um relógio descalibrado que sempre adianta ou sempre atrasa.
- A influência de um potencial de contato numa medida de voltagem.
- O tempo de resposta de um operador que sempre se adianta ou se atrasa nas observações.
- O operador que sempre superestima ou sempre subestima os valores das medidas.

Nas medidas em que o valor verdadeiro da grandeza é desconhecido, as flutuações de origem sistemática quase sempre passam desapercebidas. Por sua natureza estes erros tem amplitudes constantes, e influem sempre num mesmo sentido, ou para mais, ou para menos. É o caso da dilatação de uma régua; a extensão de “1 mm” marcado na escala não corresponde realmente a 1 mm. Medidas com esta régua ficarão sujeitas a erros sistemáticos que influirão no resultado sempre num mesmo sentido e com a mesma amplitude.

Erros acidentais ou aleatórios Chamam-se erros acidentais ou aleatórios aqueles cujas causas são acidentais e variáveis. Suas amplitudes estão compreendidas dentro da aproximação dos instrumentos. Um operador, repetindo diversas vezes a medida de uma grandeza física, mesmo que tenha o máximo cuidado, pode não ter valores repetidos iguais. Isto ocorre devido a flutuações que podem estar relacionadas:
- A imperícia do operador;
- A

Relacionados