Fisica111

496 palavras 2 páginas
01) Numa certa casa um sistema de captação a água da chuva que cai sobre um telhado de 120m² segue em uma tubulação com diâmetro de 80mm ate um reservatório subterrâneo na forma de um cubo com capacidade de 64m³ cuja tampa e nivelada ao solo uma tubulação de escape (saida ou ladrao) esta no mesmo nível da tampa da caixa e tem diâmetro de 50mm. no fundo da caixa tem uma tubulação com diametro de 25 mm que segue ate uma bomba que eleva a agua ate um conjunto de reservatório de 2000l, a 8,0 metros de altura do solo. Num certo periodo chuvoso, cairam 10mm de chuva em toda a regiao onde localiza a casa sendo que a densidade da água e de 1,0g/cm³ calcular:

a) A vazão media e o tempo necessário para encher o reservatório subterrâneo:

b) A velocidade da água ao chegar no reservatório:

c) O tempo necessário para encher o reservatório de 2000L se a bomba permite uma vazão de 20L/min:

d) A diferença de pressão entre os dois reservatórios:

e) O que ocorrerá se a tubulação de 25mm for substituída por outra 20mm, mantendo a mesma bomba:

02) uma pessoa com o objetivo de medir a pressão interna de um botijão de gás contendo butano, conecta a válvula do botijão no manômetro em forma de U contendo mercúrio, Ao abrir o registro R a pressão do gás provoca um desnível de mercúrio no tubo como ilustrado na figura. considere a pressão atmosférica dada por 105kpa o desnivel h 104cm de Hg e a secção do tubo de 2cm² adotando a massa especifica do mercúrio igual a 13,6g/cm³ e g=10m/s² calcule a presão do gás em pascal .

03) Para sugar limonada, com uma massa especifica de 1000kg/m³ usando um canudo para fazer o liquido subir 4,0cm que a pressão manométrica minima (em atmosferas= atm ) deve ser produzidas pelos pulmões?

04) Dispoe-se de uma prensa hidraulica conforme o esquema a seguir, na qual os embolos A e B, de pesos despresiveis tem diametros respectivamente iguais a 40cm e 10cm se deserjarmos equilibrar um corpo de 80kg que repousa sobre o embolo A deveremos aplicar

Relacionados

  • Dignidade da Pessoa Humana
    19053 palavras | 77 páginas
  • Dignidade da pessoa humana
    20528 palavras | 83 páginas