Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O movimento de queda livre inicialmente foi estudado por Aristóteles, que afirmava que se duas pedras fossem largadas da mesma altura a mais pesada chegaria ao chão Primeiro. Esseestudo só foi feito em teoria, Aristóteles nunca provou em método experimental sua afirmação.
Anos e anos depois, um famoso físico chamado Galileu Galilei resolveu fazer o método experimental da quedalivre e concluiu que Aristóteles não estava certo. Galileu só afirmava uma hipótese ao fazer realização de experimentos e a sua comprovação. Ele foi até a torre de Pisa, abandonou ao mesmo tempoesferas de pesos diferentes e percebeu que ambas chegavam ao mesmo instante, depois ele percebeu que existia a ação de uma força que retardava o movimento do corpo, assim ele deu uma hipótese de que o arexercesse influência sobre a queda de corpos.
Se um objeto for lançado e de alguma forma desprezarmos a resistência do ar, será observado que ele sofrera uma determinada aceleração a qual se chama deaceleração de queda livre (g). Essa aceleração é independente da massa, forma do objeto ou densidade assim os dois objetos chegando ao solo ao mesmo tempo, pois como a densidade dos corpos podem serdiferentes, no ar o corpo mais pesado exerce maior força e cai primeiro.

O valor mais utilizado para (g) é 9,78m/s²
As equações usadas em queda livre são as mesmas de MRUV

Em queda livre, adireção do movimento é ao longo do eixo y e não ao longo do eixo x, convenciona-se o sentido positivo de baixo pra cima. A aceleração é negativa quando aponta para o centro da terra.
Equação da quedalivre :
Y=Yo+Vot-gt²2
V=Vo-gt
V= velocidade final
Vo= velocidade inicial
T=tempo
Y= posição final
Yo= posição inicial
O objetivo dessa aula é estudar o movimento de um corpo em queda livree a determinar o valor da aceleração da gravidade local, e exercitando o conteúdo visto em sala de aula sobre a Aceleração de queda livre.

2. METODOLOGIA



2.1 MATERIAIS UTILIZADOS...
tracking img