Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 210 (52448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MÓDULO FÍSICA

CINEMÁTICA ESCALAR
CONCEITO DE MOVIMENTO
Em física, a palavra movimento, como todas as palavras, adquire significado mais preciso e restrito: movimento é sempre um conceito relativo; só faz sentido falar em movimento de um corpo em relação a outro corpo. Um passageiro sentado num ônibus que percorre uma estrada está em movimento em relação a uma árvore junto à estrada, mas estáparado em relação ao ônibus. A idéia de “parado” u em “movimento” leva em conta a mudança, ou não, da localização de um corpo em relação a outro que sirva de referência com o decorrer do tempo, ou seja, um corpo está em movimento quando a sua posição, em relação a um determinado corpo de referência, varia com o decorrer do tempo. Cinemática escalar estuda os movimentos sem se preocupar com suascausas.

ESPAÇO PERCORRIDO
Espaço percorrido é definido como a medida do comprimento do percurso de um corpo em movimento. Essa medida costuma ser obtida entre duas referencias, como os marcos quilométricos de uma estrada. Ex: Km

PONTO MATERIAL
Ponto material é todo corpo cujas dimensões não interferem no estudo de um determinado fenômeno. Ex: Considere um navio fazendo uma viagem de SãoPaulo até Portugal. Como as dimensões do navio (comprimento, largura e altura) são muito pequenas, quando comparadas com a distancia entre São Paulo e Portugal, podemos considerar suas dimensões desprezadas. Neste caso dizemos que o navio é um ponto material, um móvel ou uma partícula.

REFERENCIAL REPOUSO E MOVIMENTO
Vamos imaginar a seguinte situação. Uma pessoa A encontra-se dentro de um carroque anda para a direita, e uma outra pessoa B em pé, no acostamento. Tomando a pessoa B como referência, verificamos que à distância entre ela e A varia (aumenta ou diminui) com o decorrer do tempo.

MÓDULO FÍSICA
Então, neste caso, podemos dizer que a está em movimento em relação a B. Supondo, agora, que B esteja junto ao carro, e tomando novamente B como referencia, verificamos que adistancia entre eles não varia com o tempo. Neste caso dizemos que A está em repouso em relação a B. O corpo B, que tomamos como referência nos dois exemplos é denominado referencia. Para determinar se um objeto está em movimento ou está em repouso devemos adotar um referencial.

TRAJETÓRIA
Trajetória é a linha determinada pelas diversas posições que um corpo ocupa no decorrer do tempo. A trajetóriadepende do referencial adotado. Por exemplo, suponha um avião voando com velocidade constante, se um certo instante ele deixar cair um objeto, ele cairá segundo uma trajetória vertical em relação às pessoas do avião, porem para um observador parado no solo, vendo de lado o avião, a trajetória da bomba será parabólica. De acordo com a trajetória, podemos nomear os movimentos da seguinte forma: •Movimento retilíneo: trajetória em linha reta. • Movimento curvilíneo: trajetória é uma curva.

POSIÇÃO E DESLOCAMENTO
Se um ponto material se movimenta em linha reta, a sua posição em cada instante pode ser determinada como um único eixo de coordenadas, isto é, a reta orientada à qual se fixou a origem 0. Reveja a figura anterior. Vamos supor um ponto material movimentando-se numa trajetóriaretilínea onde se fixou o eixo dos X como sistema de referência (veja a figura). T0 0 X0 X t

Representação do movimento retilíneo de um ponto material no eixo das abscissas. No instante t, ele passa pela posição x0 no instante seguinte, t, ele passa pela posição x. Iniciando a cronometragem desse movimento no instante inicial t0 (t zero), a posição ocupada pelo móvel nesse instante será a posiçãoinicial, representada por x0 (x zero). Qualquer outra posição em qualquer outro instante será chamada simplesmente de posição x. No intervalo de tempo t = t – t0 o ponto material passa da posição inicial x0 à posição x. Essa variação de posições do ponto material nesse intervalo de tempo é denominada deslocamento. A medida do deslocamento ( x ) num determinado intervalo de tempo é obtida pela...
tracking img