Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Disciplina: Física III
Professor: Hardiney dos Santos Martins
Aluno (a):___________________________________________________. Matricula:______________
Lista de Exercícios – Eletrostática, Eletrodinâmica e Eletromagnetismo
1ª) Uma lâmpada fluorescente contém em seu interior um gás que se ioniza após a aplicação de alta tensão entreseus terminais. Após a ionização, uma corrente elétrica é estabelecida e os íons negativos deslocam-se com uma taxa de 1,0.1018 íons/segundo para o pólo A. Os íons positivos se deslocam-se, com a mesma taxa, para o pólo B. Sabendo-se que a carga de cada íon positivo é de 1,6.10-19 C, qual será a corrente elétrica na lâmpada?

2ª) Três objetos puntuais e idênticos estão alinhados no vácuo conformemostra a figura. Suas cargas elétricas são iguais. Entre A e B há uma força de intensidade 8 N. Determine:
* a) a intensidade da força entre B e C;
* b) a intensidade da força entre A e C;
* c) a intensidade da força resultante sobre o objeto C.*
*
A d B d C
3ª) Na situação abaixo, determine a intensidade da força elétrica resultante que atua sobre a carga Q3. O meio é o vácuo.
*
* Q1=25C*
*
* 3m
*
*
*
* Q2=16C 4m Q3= 1C
*
4ª) Uma carga elétrica puntiforme q = 1 Ce de massa m = 10-6 kg é abandonada em repouso, num ponto A de um campo elétrico uniforme de intensidade E = 105 N/C conforme indica a figura abaixo. Determine:
a) a intensidade da força elétrica que atua em q;
b) a aceleração de q;
c) a velocidade de q ao passar por B, situado a 0,2 m de A

E
A B
0,2m
5ª) Entre duas placas paralelas,eletrizadas com cargas opostas, existe um campo elétrico uniforme de intensidade E = 3x104 N/C. Uma partícula de massa m = 0,4 gramas e carga q = 8 C é abandonada em repouso no espaço entre as placas, sujeita somente à ação do campo elétrico. Determine a aceleração da partícula.

6ª) (MACKENZIE) Duas cargas elétricas puntiformes idênticas Q1 e Q2, cada uma com 1,0 . 10-7C, encontram-se fixassobre um plano horizontal, conforme a figura abaixo.  

Uma terceira  carga q, de massa 10g, encontra-se em equilíbrio no ponto P, formando assim um triângulo isósceles vertical. Sabendo que as únicas forças que agem em q são de interação eletrostática com Q1 e Q2 e seu próprio peso, qual é o valor desta terceira carga?

7ª) A figura a seguir mostra como estão distanciadas, entre si, duascargas elétricas puntiformes, Q e 4Q, no vácuo. Pode-se afirmar que o módulo do campo elétrico (E) é NULO em que ponto? | |
8ª) Considere o circuito abaixo. Qual é a leitura do voltímetro ideal V?

9ª) O consumo de uma casa deve ser reduzido de 90 kWh por mês para atingir a meta de racionamento estabelecida pela concessionária de energia elétrica. Entre os cortes que os moradores dessa casapensam efetuar, está o desligamento do rádio-relógio, com a justificativa de que ele funciona ininterruptamente 24 horas por dia. Sabendo que a potência de um rádio-relógio é de 4 watts, em média, do total a ser economizado essa medida corresponde, aproximadamente a que percentual?

10ª) Um menino, que não conseguia dormir de luz apagada, fez um acordo com seu pai: dormiria 15 noites no mês com a...
tracking img