Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA-V
DEPARTEMENTO DE MATEMATICA E FÍSICA
DISIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DE LIBRAS


IDENTIDADES SURDAS

Imperatriz-Ma
2012
Identidades Surdas
Nos estudos sobre a surdez é importante ressaltar vários questionamentos e críticas acerca das interpretações a respeito do sujeitosurdo, da sua língua, comunidade, cultura, diferenças e peculiaridades. Nesse contexto a representação que se apresenta na sociedade como um grupo em minoria em que são considerados até então como “deficiente” aquele apontado como doente, inferior e desviado dos padrões da normalidade. No entanto nas ultimas duas décadas tem – se delineado discursos e práticas buscando um contexto mais apropriado àsituação cultural, lingüística e identitária dos surdos, onde o surdo é visto como autor e ator de uma cultura minoritária, sendo um usuário de uma língua natural a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e como grupo que demanda uma educação bilíngüe e multicultural, pessoas com suas diferenças, normalidades e identidades legítimas. A construção da identidade surda sempre impera a identidadecultural, ou seja, é como ponto de partida para identificar as outras identidades surdas. Poderíamos identificar as pessoas Surdas pelas diferenças que possuem. Elas são observáveis facilmente. No momento distinguiremos algumas categorias para as diferenças identidades Surdas.

1. Identidades Surdas (identidade política) 

Trata-se de uma identidade fortemente marcada pela política surda. São maispresentes em surdos que pertencem à comunidade surda e apresentam características culturais como sejam:
1. Possuem a experiência visual que determina formas de comportamento, cultura, língua, etc
2. Carregam consigo a língua de sinais. Usam sinais sempre, pois é sua forma de expressão. Eles têm um costume bastante presente que os diferencia dos ouvintes e que caracteriza a diferença surda: acaptação da mensagem é visual e não auditiva o envio de mensagens não usa o aparelho fonador, usa as mãos. 
3. Aceitam-se como surdos, sabem que são surdos e assumem um comportamento de pessoas surdas. Entram facilmente na política com identidade surda, onde impera a diferença: necessidade de intérpretes, de educação diferenciada, de língua de sinais, etc.. 
4. Passam aos outros surdos suacultura, sua forma de ser diferente; 
5. Assumem uma posição de resistência. 
6. Assumem uma posição que avança em busca de delineação da identidade cultural
7. Assimilam pouco, ou não conseguem assimilar a ordem da língua falada, tem dificuldade de entendê-la; 
8. A escrita obedece à estrutura da língua de sinais, pode igualar-se a língua escrita, com reservas. 
9. Tem suas comunidades,associações, e/ou órgãos representativos e compartilham entre si suas dificuldades, aspirações, utopias. 
10. Usam tecnologia diferenciada: legenda e sinais na TV, telefone especial, campainha luminosa. 
11. Tem uma diferente forma de relacionar-se com as pessoas e mesmo com animais. 

2. Identidades Surdas Híbridas 

Ou seja os surdos que nasceram ouvintes e com o tempo alguma doença, acidente, etc.os deixou surdos: 
1. Dependendo da idade em que a surdez chegou, conhecem a estrutura do português falado e o envio ou a captação da mensagem vez ou outra é na forma da língua oral. 
2. Usam língua oral ou língua de sinais para captar a mensagem. Esta identidade também é bastante diferenciada, alguns não usam mais a língua oral e usam sinais sempre. 
3. Assumem um comportamento de pessoassurdas, ex: usam tecnologia para surdos... 
4. Convive pacificamente com as identidades surdas. 
12. Assimilam um pouco mais que os outros surdos, ou não conseguem assimilar a ordem da língua falada, tem dificuldade de entendê-la; 
13. A escrita obedece a estrutura da língua de sinais, pode igualar-se a língua escrita, com reservas. 
14. Participam das comunidades, associações, e/ou órgãos...
tracking img