Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A velocidade do som é a distância percorrida por uma onda sonora por unidade de tempo. É a velocidade a que uma perturbação se propaga num determinado meio.

Eminstrumentação pode-se utilizar este princípio para medir com boa exatidão distâncias entre obstáculos, assim: conhecendo-se a velocidade de propagação de um sinal(normalmente ultra-som no ar) é possível medir o tempo que ele gastou a percorrer um determinado espaço. Com este valor é simples calcular a distância percorrida.Utilizam-se sensores especiais que emitem o sinal em forma de pulso (ultra-som) e os recebe de volta (eco). Um sistema microprocessado pode calcular o tempo gasto(normalmente milissegundos).
Exemplo:
As velocidades supersônicas são dadas em função de seu “número de Mach”, que é simplesmente a razão da velocidade do avião pelavelocidade do som. Assim, por exemplo, um número de Mach igual a 1,5 significa uma velocidade uma vez e meia maior que a do som. Uma velocidade Mach não pode ser convertidadiretamente em km/h sem dispor de mais dados, porque a própria velocidade do som varia, principalmente com a temperatura. Em um dia agradável de verão, próximo asuperfície terrestre, a velocidade Mach 1 (velocidade do som) pode ser aproximadamente 1200 km/h; a uma altura de 9000 m, nesse mesmo dia, a temperatura pode ser de - 56ºc, e a esta baixa temperatura uma velocidade Mach 1 seria de uns 1024 km/h. Se a velocidade de um avião, ou de um projétil, vem dada em unidades Mach, se deduz que  .Trabalho de física




Pesquisa sobre velocidade ultra sônica

Nome:Nigel soares
tracking img