Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista Extra do Módulo 3

Gravitação 1. (Unirio 2004) Em 1973, o Pink Floyd, uma famosa banda do cenário musical, publicou seu disco "The Dark Side of the Moon", cujo título pode ser traduzido como "O Lado Escuro da Lua". Este título está relacionado ao fato de a Lua mostrar apenas uma de suas faces para nós, os seres humanos. Este fato ocorre porque a) os períodos de translação da Lua e daTerra em torno do Sol são iguais. b) o período de rotação da Lua em torno do próprio eixo é igual ao período de rotação da Terra em torno de seu eixo. c) o período de rotação da Lua em torno do próprio eixo é igual ao seu período de translação em torno da Terra. d) o período de translação da Lua em torno da Terra é igual ao período de rotação desta em relação ao seu próprio eixo. e) a luz do Sol nãoincide sobre o "lado escuro" da Lua. 2. (Pucsp 2004) A sonda Galileo terminou sua tarefa de capturar imagens do planeta Júpiter quando, em 29 de setembro deste ano, foi lançada em direção ao planeta depois de orbitá-lo por um intervalo de tempo correspondente a 8 anos terrestres. Considerando que Júpiter está cerca de 5 vezes mais afastado do Sol do que a Terra, é correto afirmar que, nesseintervalo de tempo, Júpiter completou, em torno do Sol, a) cerca de 1,6 volta. b) menos de meia volta. c) aproximadamente 8 voltas. d) aproximadamente 11 voltas. e) aproximadamente 3/4 de volta. 3. (Ufv 2003) Dois s a télite s , S  e S‚, são coloca dos e m órbita s circula re s , de ra ios R e R‚, respectivamente, em torno da Terra, conforme figura a seguir.

Após análise da figura, é CORRETOafirmar que: a ) a a ce le ra ção é nula pa ra S  e S‚. b) a ve locida de de S ‚ é ma ior que a ve locida de de S . c) a a ce le ra ção de S ‚ é igua l à a ce le ra ção de S . d) a a ce le ra ção de S ‚ é ma ior que a a ce le ra ção de S . e ) a ve locida de de S  é maior que a velocidade de S‚. 4. (Unicamp 2003) A terceira lei de Kepler diz que "o quadrado do período de revolução de um planeta(tempo para dar uma volta em torno do Sol) dividido pelo cubo da distância do planeta ao Sol é uma CONSTANTE". A distância da Terra ao Sol é equivalente a 1 UA (unidade astronômica).

a) Entre Marte e Júpiter existe um cinturão de asteróides (vide figura). Os asteróides são corpos sólidos que teriam sido originados do resíduo de matéria existente por ocasião da formação do sistema solar. Se nolugar do cinturão de asteróides essa matéria tivesse se aglutinado formando um planeta, quanto duraria o ano deste planeta (tempo para dar uma volta em torno do Sol)? b) De acordo com a terceira lei de Kepler, o ano de Mercúrio é mais longo ou mais curto que o ano terrestre? 5. (Ufscar 2003) No filme "Armageddon", para salvar a Terra do impacto de um gigantesco asteróide, a NASA envia a esseasteróide um grupo de perfuradores de petróleo. Lá, sem nenhuma experiência em atividades no espaço, trabalhando na superfície do asteróide como se estivessem na superfície da Terra, esses trabalhadores perfuram um poço no fundo do qual colocam um artefato nuclear de 9,0 megatons (cerca de 4,0.10¢¥ J). A explosão desse artefato dividiu o asteróide em duas metades de igual massa que, em relação aoasteróide, se deslocaram perpendicularmente à trajetória inicial de colisão, livrando a Terra do catastrófico impacto. A partir de outras informações fornecidas no filme e admitindo-se o asteróide esférico, é possível concluir que o seu raio seria de 6,5.10¦ m, a sua massa de 6,0.10£¢ kg e cada uma das metades em que ele se dividiu na explosão deveria ter adquirido velocidade inicial mínima de 2,1.10¤ m/s,em relação ao centro de massa do asteróide, para que elas também não atingissem a Terra. a) Qual seria a aceleração da gravidade na superfície desse asteróide? O valor obtido está de acordo com o que descrevemos do filme? Justifique. Dado: constante da gravitação universal, G = 6,7.10−¢¢ N . m£ /kg£. b) A energia do artefato nuclear utilizado tinha o valor suficiente para separar o asteróide...
tracking img