Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS - CAMPUS BETIM - MG
DISCIPLINA: FGE I
PROFESSOR (A): Felipe Luzzi
LISTA DE EXERCÍCIO – Leis de Newton

Nome:_______________________________________________________________________

Questões





1. Um avião, voando paralelamente ao solo, abandona umabomba que sofre resistência do ar desprezível. Se o piloto quiser acertar um alvo fixo sobre o solo, a bomba deve ser solta antes, depois ou no momento em que o avião estiver passando sobre o alvo? Explique e desenhe.





2. Um guarda de trânsito multou um motorista por não estar usando o cinto de segurança. Ao justificar a multa, este guarda explicou que, se o carro sofrer uma paradabrusca, por não estar usando o cinto de segurança, o motorista seria atirado para frente contra o pára-brisa.


Critique a explicação do guarda de trânsito.





3. Qual a condição para que a soma de dois vetores seja nula? Explique.





4. O valor da soma de dois vetores pode ser menor que o valor de cada um dos vetores componentes? Explique.





5. Em um exercícioresolvido, uma força de 200 N foi decomposta em duas componentes: o horizontal, com intensidade de 160 N, e o vertical, com intensidade de 120 N. Mas a soma 120 N+160 N é 280 N. Como você explica essa diferença?





6. Um livro de peso P é colocado em repouso sobre uma mesa, permanecendo em repouso. A força peso e a força normal forma um par de ação e reação? Se não, onde está a reação decada uma destas forças?





7. Uma caixa está dependurada por cordas, como mostram as figuras. Faça o diagrama de forças que agem sobre a caixa. Em quais das situações as cordas têm menor chance de arrebentar? Explique.


[pic]





8. Faça o diagrama de forças que agem nos dois blocos (A e B) que estão em repouso e ligados por uma corda como mostra a figura. Dica: o móduloda tensão na corda é constante em cada ponto da mesma.

















9. O carroceiro ordena (com uma vara) que o burro puxe a carroça. Ele nem se mexe, dizendo:


“Não adianta; se eu fizer uma força na carroça, por maior que seja, ela fará sobre mim uma força igual e oposta, e nós não conseguimos nos mover”





[pic]


No entanto, a experiência mostra que issonão é verdade: burro e carroça movem-se no mesmo sentido. Explique o erro na frase do burro.





10. Coloca-se um ventilador sobre um skate. Descreva o que ocorre quando ele é ligado e justifique. Considere que as resistências ao movimento do skate sejam muito pequenas.


Um avião ou um helicóptero voaria normalmente nas proximidades da superfície lunar? Explique.11. Analise as afirmativas a seguir, dizendo se são falsas ou verdadeiras:


I – A resultante de suas forças de módulos iguais sempre será nula.


II – Se a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula, certamente ele estará em repouso.


III – Se a resultante das forças que atuam sobre um corpo não é nula, ele possui um movimento retilíneo uniforme.





Problemas12. A figura desta questão mostra, em escala, duas forças a e b, atuando num ponto P.


[pic]


a) Represente na figura a força R resultante das forças a e b, e determine o valor de seu módulo em newtons.


b) Represente, também, na mesma figura, o vetor c, de tal modo que um objeto em repouso recebendo as forças a, b e c, permaneça em repouso.


Obs: Podemosrepresentar vetores por letras em negrito ou por letras com setinhas em cima das mesmas.





13. Em um ginásio esportivo há dois pontos fixos A e B, aos quais se suspende uma luminária de peso P = 600 N, mediante fios leves AC e BC, conforme o esquema anexo. Determine o valor da força que cada fio está exercendo.




















14. Um bloco é lançado no ponto A,...
tracking img