Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Testes com as respostas e comentários
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
11:18
Fonte marcobueno.com.br
 
Testes:
 
1. (UFRGS 2000) A Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação dos Genes pode ser relacionada a uma das fases do processo meiótico. Assinale a alternativa que apresenta a fase referida.
(A) Prófase I
(B) Metáfase I
(C) Anáfase I
(D) Metáfase II
(E) Telófase II Resposta: C é na anáfase 1 que os cromossomos homólogos se separam, como os fatores previstos por Mendel são os genes que se situam nos cromossomos homólogos, é exatamente a Anáfase 1 da Meiose 1 que se relaciona diretamente com a segregação dos fatores na formação dos gametas.
 
2. (UF Acre - Vestibular 2008 - Prova 1) - Com base em conhecimentos genéticos, analise as proposições abaixo e indique aletra que reflete a resposta correta.
I) Heterozigoto é o individuo que possui dois alelos diferentes num determinado loco.
II) Gene recessivo – alelo que só determina o caráter quando ocorre em dose dupla. Em termos bioquímicos, é o alelo mutante inativo que, geralmente, não produz enzima. Quando consegue produzir enzima, é muito pouco eficiente em relação ao gene dominante, ou mesmo, pode ser umalelo mutante que produz uma enzima defeituosa.
III) A primeira lei de Mendel ou “lei da segregação os fatores”, diz que: “os dois alelos de um gene separam-se um do outro durante a formação das células sexuais, de modo que metade dos gametas carrega um dos alelos e outra metade carrega o outro alelo”.
(A) Apenas I e III são corretas
(B) I e II são incorretas
(C) Apenas I é correta
(D) Todassão corretas
(E) Apenas II é correta
  Resposta: Todas as frases estão precisamente corretas
 
3. (Unesp - Vestibular meio de ano 2008 - CG) Na segunda metade do século XIX, Mendel havia descoberto algumas regras básicas sobre herança, mas suas idéias passaram despercebidas. No início dos anos 1900, Walter Sutton e outros verificaram que o comportamento dos cromossomos na divisão celularcorrespondia ao descrito por Mendel para os fatores hereditários. O que faltava era comprovar a ligação entre esses dados. A descoberta que possibilitou isso foi:
(A) as mutações genéticas estão correlacionadas às mudanças evolutivas, por Theodosius Dobzhansky.
(B) é possível conhecer a exata localização de um gene no cromossomo, como demonstrado por Calvin Bridges.
(C) os raios X aumentamdramaticamente a taxa de mutações, por Hermann Müller.
(D) o DNA tem uma conformação em dupla hélice, por James Watson e Francis Crick.
(E) os genes localizam-se em posições específicas do cromossomo, por Thomas Morgan.
 Resposta: Nesta questão todas as frases estão corretas, mas a única que relaciona a descoberta dos cromossomos com a lei de Mendel é a alternativa E, pois com os trabalhos de Morgan ficoucomprovada esta relação.
 
4. (UFJF - PISM III - Triênio 2005-2007. 04/01/2008) Gregor Mendel, ao estudar os mecanismos de transmissão das características hereditárias, propôs a ocorrência de:
a) pleiotropia.(Quando um só gene desencadeia uma série de efeitos)
b) poligenia.(Vários genes interagindo quantitativamente para dar nuances diferentes de uma característica genética)
c) genesletais.( genes que desencadeiam processos que levam o indivíduo à morte durante alguma fase da vida antes da fase reprodutiva)
d) segregação independente.
e) ausência de dominância.(Neste caso não há gene dominante nem recessivo a interação dos alelos produz um fenótipo diferente de cada gene em dose dupla)
 
 Resposta:Letra D- A segregação dos fatores na formação dos gametas está descrito na 1ª leide Mendel. A segregação independente dos alelos é o tema da segunda Lei de Mendel

5. (Prova de Biologia da UFCE - 1ª etapa - 2005) Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal porque:
A) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o...
tracking img