Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS

01. (PUC-MG) A segunda Lei de Kepler (Lei das Áreas) permite concluir que um planeta possui:
a) maior velocidade, quando se encontra mais longe do Sol.
b) maior velocidade, quando se encontra mais próximo do Sol.
c) menor velocidade, quando se encontra mais próximo do Sol.
d) velocidade constante em toda a sua trajetória.

02. (UFRN) A figura representa a órbita de umplaneta em torno do Sol. O planeta varre a área A num tempo tA, com velocidade média vA; e a área B num tempo tB, com velocidade média vB.

Sendo a área A igual à área B, podemos afirmar que:
a) vA > vB e tA = tB. d) vA < vB e tA = tB.
b) vA < vB e tA < tB. e) vA = vB e tA > tB.
c) vA > vB e tA > tB.

03. (FMABC-SP) Marte tem dois satélites: Fobos, que se move em órbitacircular de raio 9.700 km e período 2,75 104 s, e Deimos, que tem órbita circular de raio 24.300 km. O período de Deimos, expresso em segundos, é um valor mais próximo de:
a) 2,2 104. d) 2,2 105.
b) 8,2 104. e) 1,1 107.
c) 1,1 105.

04. (PUC-SP) A sonda Galileo terminou sua tarefa de capturar imagens do planeta Júpiter quando, em 29 de setembro deste ano, foi lançada em direção aoplaneta depois de orbitá-lo por um intervalo de tempo correspondente a 8 anos terrestres. Considerando que Júpiter está cerca de 5 vezes mais afastado do Sol do que a Terra é correto afirmar que, nesse intervalo de tempo, Júpiter completou, em torno do Sol.
a) cerca de 1,6 volta.
b) menos de meia volta.
c) aproximadamente 8 voltas.
d) aproximadamente 11 voltas.
e) aproximadamente devolta.

05. (UA-AM) Uma parte da Estação Espacial Internacional (ISS), que está sendo construída por um consórcio de dezesseis países, dentre os quais o Brasil, foi colocada em órbita a uma distância dS do centro da Terra (veja figura abaixo)

Sabendo-se que a Lua, em órbita da Terra a uma distância dL = 60 dS, executa seu movimento em torno desse planeta com período aproximado de 29 dias,pode-se afirmar com base na 3ª Lei de Kepler que o período orbital dessa estação espacial em torno da Terra é de, aproximadamente:
a) 60 min. d) 15 min.
b) 45 min. e) 30 min.
c) 90 min.

06. (Fuvest-SP) No Sistema Solar, o planeta Saturno tem massa cerca de 100 vezes maior do que a da Terra e descreve e descreve uma órbita, em torno do Sol, a uma distância média 10 vezes maior do que a distânciamédia da Terra ao Sol (valores aproximados). A razão FSat/FT entre a força gravitacional com que o Sol atrai saturno e a força gravitacional com que o Sol atrai a Terra é de aproximadamente:
a) 1000. d) 0,1.
b) 10. e) 0,001.
c) 1.

07. (FCMSC-SP) Três esferas (X, Y e Z) estão fixas em uma haste, como se representa na figura a seguir. A esfera Y é equidistante de X e Z. O módulo da força deatração gravitacional entre X e Y é igual a F.

Qual é o módulo da resultante das forças de atração gravitacional que X e Y exercem sobre Z? (As massas das três esferas são iguais.)

08. (Vunesp-SP) Segundo a lei da gravitação de Newton, o módulo F da força gravitacional exercida por uma partícula de massa m1 sobre outra de massa m2,à distância d da primeira, é dada por F = G , onde G é aconstante da gravitação universal. Em termos exclusivos das unidades de base do Sistema Internacional de Unidades (SI), G é expressa em:
a) kg-1 m3 s-2. d) kg3 m3 s-2.
b) kg2 m-2 s2. e) kg-1 m2 s-1.
c) kg2 m-2 s-1.

09. (Mack-SP) Em uma história de ficção científica, um astronauta, ao descer no planeta Argus, de diâmetro igual a do diâmetro da Terra, verifica que o módulo de seupeso é o dobro do que seria na Terra. Lembrando a Lei da Gravitação Universal de Newton, concluímos que a massa do planeta Argus é:
a) metade da massa da Terra.
b) um quarto da massa da Terra.
c) um oitavo da massa da Terra.
d) o dobro da massa da Terra.
e) o quádruplo da massa da Terra.

10. (UFG-GO) Utilizando a Lei da Gravitação Universal, determine:
a) o valor da aceleração da...
tracking img