Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA

Escola Estadual José de Alencar
Série: 1ª Ensino Médio
Turno: Matutino

Tema: 1ª Lei de Newton

Objetivo:

Competências e Habilidades: Investigação e compreensão:compreender e utilizar a 1ª lei de Newton.

Representação e comunicação: expressar-se corretamente utilizando a linguagem física adequada e elementos de sua representação simbólica.


Metodologia:Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos que serão estudados; aula expositiva dos conteúdos previstos; com exemplos concretos, como os apresentados no texto, Utilizar figurasalém dos exemplos apresentados no texto, pedindo que um ou vários alunos interpretem. Discutir exercício resolvido.

Recursos:
Quadro branco e pincel

Avaliação:
- Atividades para casa;
-Atividades em sala de aula
- Discussão em coletivo;


















1 Princípio da Inércia ou 1ª Lei de Newton


A primeira lei de Newton pode parecer perda de tempo, uma vezque esse enunciado pode ser deduzido na Segunda Lei:


Se , existem duas opções: Ou a massa do corpo é zero ou sua aceleração. Obviamente como o corpo existe, ele tem massa, logo sua aceleraçãoé que é zero, e conseqüentemente, sua velocidade é constante.


No entanto, o verdadeiro potencial da primeira lei aparece quando se envolve o problema dos referenciais. Numa reformulaçãomais precisa:


"Se um corpo está em equilíbrio, isto é, a resultante das forças que agem sobre ele é nula, é possível encontrar ao menos um referencial, denominado inercial, para o qual este corpoestá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme."


Todo corpo tende a manter seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que forças externas provoquem variações nessemovimento.


Exemplo: Quando o ônibus parte, o motorista e os passageiros tendem a continuar em repouso em relação ao solo. Quando o ônibus freia, o motorista e os passageiros tendem a continuar em...
tracking img