Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Em nossa prática iremos mostrar como funciona a relação entre a capacitância e a separação entre as placas paralelas de um capacitor, que nos permite calcular também apermissividade do ar. Comprovaremos também a existência do efeito de borda em um capacitor de placas paralelas, onde a capacitância pode ser determinada através da seguinte expressão:

C = ( εo x A ) / d(3.1)


onde εo = 8,854 x 10-12 [F/m] é a permissividade dielétrica do vácuo, A é a área das placas e d é a separação entre as placas.



OBJETIVO

Determinarexperimentalmente a permissividade dielétrica do ar a partir da relação entre a variação de capacitância com a variação da distância entre as placas paralelas de um capacitor. Verificar o efeito de borda de umcapacitor observando a discrepância entre os valores medidos de capacitância e os valores calculados através da expressão 3.1.




DESCRIÇÃO DE MONTAGEM


Nesse experimento utilizamos umafonte de alimentação CC ajustada para 100 V com o auxílio de um voltímetro de escala até 300 V. Iremos aplicar essa tensão entre os terminais do capacitor de placas paralelas (placas em forma de umdisco de diâmetro D = 25,4 cm), utilizando cabos de prova para ligação. Ligamos a um milivoltímetro balístico, um amplificador de corrente com sua chave seletora posicionada para medida de cargas (escala3 x 10-8 C) e seu ganho ajustado ao máximo. Após todas essas ligações, ajustamos a distância entre as placas do capacitor para 2 mm, e então aplicamos a tensão de 100 V até carregarmos o capacitor,logo em seguida desligamos o cabo de alimentação positivo do capacitor ligando em seu lugar o cabo coaxial conectado ao amplificador, medindo assim a carga depositada no capacitor a partir daqueladistância.


Nosso experimento foi dividido em duas partes:


Na primeira variamos a distância entre as placas de 2 em 2 mm até chegar a 10 mm, obtendo o valor da carga Q depositada no...
tracking img