Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pré Relatório VII – Transformadores

Juliana Reategui 826421
Larissa Guerra 826464
Marcelo Marcilio
Pedro Ostti

1 – Descrever a Lei de Indução de Faraday ?

A lei de Faraday, ou lei daindução eletromagnética, é uma lei da física que quantifica a indução eletromagnética, que é o efeito da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável oupor um circuito em movimento em um campo magnético constante. É a base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores. Assim, ela afirma que corrente elétrica induzida em um circuitofechado por um campo magnético, é proporcional ao número de linhas do fluxo que atravessa a área envolvida do circuito, na unidade de tempo.

2 – Descrever a Lei de Lenz ?

Podemos descrever a a leide Lenz atraves da seguinte frase, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campomagnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte

3 – Explicar o princípio de funcionamentodo transformador sem carga no secundário

Sabe-se que dois enrolamentos separados: primário, onde é aplicada a tensão, e secundário, onde se obtém a tensão desejada.
Um transformador é construído apartir de bobinas. Estas devem ter um determinado número de espiras no seu primário e no seu secundário. A relação de espiras entre o primário e o secundário determinará o fator multiplicativo dotransformador.
Por exemplo, se um transformador possui no primário 100 espiras e no secundário 50, o fator multiplicativo é:
r = E2 / E1 = 50 / 100 = 0,5
onde:
r = Relação de espiras (fatormultiplicativo)
E1 = Nº de espiras do primário
E2 = Nº de espiras do secundário
Com este fator, uma tensão de 220 Volts ligada ao primário induzirá no secundário aproximadamente 110 Volts (220 x 0,5 =...
tracking img