Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILME FACES DA VERDADE
FILME
“Qual a natureza de um governo que não tem medo de não ter de prestar contas?”, pergunta o advogado vivido por Alan Alda num dos momentos mais fortes de “Faces daVerdade”, filme chega diretamente em DVD pela Swen. A indagação resume muito bem as intenções deste thriller político que se apropria de fatos reais para questionar o abuso de poder do governonorte-americano, escusado sempre pela defesa da “segurança nacional”.

É bom que se diga que o filme foi lançado há dois anos, quando George W. Bush estava na Casa Branca e pairava sobre ele várias acusaçõessobre provas forjadas para, por exemplo, realizar a invasão no Iraque. Um documento governamental afirmou que o país de Saddam Hussein escondia “armas de destruição em massa”, nunca descobertas.
 “Faces da Verdade” abre com uma situação semelhante, após o presidente ser alvo de um atentado e culparem a Venezuela (não por acaso, um dos inimigos declarados dos Estados Unidos), logo promovendo umrevide. A jornalista Rachel Armstrong (Kate Beckinsale, de “Terror na Antártida”) provará o contrário, apropriando-se de um relatório de agente do FBI (a sempre ótima Vera Farmiga) que teria isentado opaís sul-americano.
 
Repórter experiente e “faminta” por histórias de grande repercussão, Rachel acaba revelando a identidade da agente. Os louros colhidos pelo furo jornalístico, que, em outrostempos, tomariam a proporção de um Watergate, são menores do que a dor de cabeça provocada pela implacável perseguição do governo, comandada pelo juiz especial interpretado por Matt Dillon.
 
O filmedesconstrói a figura romântica do jornalista, mostrando uma nova realidade, em que “a imprensa deixou de ser o cavaleiro branco para ser o dragão que todos odeiam”.
O chamado quarto poder desaparece emmeio às articulações de um governo de feições totalitárias para obrigar Rachel a revelar a sua fonte. Ela perde quase tudo - da família à liberdade, ao ser presa - em função de seus princípios...
tracking img