Fisica termoquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisica
Termometria
Termometria é a parte da termologia que estuda o comportamento termométrico das substâncias. Esse comportamento está relacionado com a temperatura.
Conceitos
* Energia Térmica: é a forma de energia proveniente com movimento de vibração das moléculas de um corpo.
* Temperatura: é uma grandeza escalar representada pelo grau de vibração das moléculas que constituem umasubstância.
* Calor: é a forma de energia térmica em trânsito que se estabelece devido exclusivamente à diferença de temperaturas entre dois ou mais corpos, ou seja, independe da energia térmica. A propagação dessa energia ocorre espontaneamente sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.
* Equilíbrio térmico: corresponde ao estado no qual todos os corpos que fazemparte do sistema apresentam a mesma temperatura. Ao se alcançar esse estado é interrompida a transferência de calor entre esses corpos.
* Dilatação Térmica:é o aumento nas dimensões nos corpos devido ao aumento da temperatura.
* Propagação do Calor
* Bons condutores: os metais
* Maus condutores: madeira,isopor, cerâmica, gelo, lã, vidro etc...
* Grandezas Termométricas sãograndezas que mudam com a temperatura:
* Comprimento
* Resistência elétrica
* Pressão
Termômetro
Termômetro é um aparelho que relaciona uma propriedade termométrica com a variação da temperatura, ou seja, para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro. O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidrograduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar. Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura.
Escalas termométricas
Escala Celsius
É a escala usada no Brasil, mas não é a maisutilizada no mundo - a escala Kelvin é a mais usada. Oficializada em 1742 pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius (1701-1744). Esta escala tem como pontos de referência a temperatura de congelamento da água sob pressão normal (0°C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100°C).
Escala Fahrenheit
Outra escala bastante utilizada, principalmente nos países de língua inglesa,criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), tendo como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0°F) e a temperatura do corpo humano (100°F).
Em comparação com a escala Celsius:
* 0°C = 32°F
* 100°C = 212°F
Escala Kelvin
Também conhecida como escala absoluta, foi verificada pelo físico inglês William Thompson (1824-1907), conhecidocomo Lorde Kelvin. Esta escala tem como referência a temperatura do menor estado de agitação de qualquer molécula (0K) e é calculada a partir da escala Celsius.
Por convenção, não se usa "grau" para esta escala, ou seja 0K, lê-se zero kelvin e não zero grau kelvin. Em comparação com a escala Celsius:
* -273,15°C = 0K
* 0°C = 273,15K
* 100°C = 373,15Khttp://pt.wikipedia.org/wiki/Termometria
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dilatação Linear

Por Thomas Carvalho |
Quando corpos são submetidos à variação de temperatura, estes sofrem variações de suas dimensões.
Para estudo de corpos onde a variação ocorre em apenas uma dimensão será denominado variação, ou dilatação linear, por exemplouma barra e posta sob a ação de uma chama. Deve-se dizer que todas as variações são lineares porem na dilatação linear a sua ocorrência será predominante.
→ Experimentalmente foi concluído que a variação do comprimento ΔL de uma barra ao ser aquecida é diretamente proporcional a seu comprimento inicial L0.

→ A variação do comprimento ΔL de uma barra ao ser aquecida é diretamente proporcional à...
tracking img