Fisica_pratica1_paquimetro_ufc_nota10

2864 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
LABORATÓRIO DE FÍSICA – ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA 1º ANO – TURMA 26

ROBERTA JÉRSYKA OLIVEIRA BRASIL SOARES
MATRÍCULA: 356597 PROF. EUCLIDES

PRÁTICA Nº 1: PAQUÍMETRO

Fortaleza
04 / 2013 OBJETIVOS Conhecer o paquímetro e seu funcionamento a fim de tornar o seu uso mais habitual.

MATERIAL Paquímetro; Arruela; Tarugo; Peça com furo cego; Régua.

FUNDAMENTOS
O paquímetro é um instrumento de precisão usado para fazer medidas em pequenos objetos. Sua estrutura possibilita a medição de diâmetros externos, diâmetros internos, profundidades, espessuras, ressaltos, etc. Além de possibilitar a conversão de polegadas em milímetros e vice-versa.
O paquímetro, em geral, é composto pelos seguintes elementos:

Através das orelhas (1 e 2), podemos medir diâmetros internos. Pelo ajuste dos bicos e dos encostos (7, 8, 9 e 10), podemos medir diâmetros externos e espessuras. Com a haste de profundidade (14), medimos a profundidade de pequenos objetos. Movimentamos o cursor (5) pelo impulsor (12). O parafuso (4) serve para travar e dar uma segurança maior nas medições. O nônio (3 e 11), tanto em polegadas como em milímetros, merece uma atenção especial por ser o principal responsável pela maior precisão das medidas feitas pelo paquímetro.
Nônio: Uma pequena régua que dá a precisão do paquímetro devido a suas características. Também chamado de vernier. É capaz de indicar frações de milímetros, podendo ser construído com menor ou maior precisão. Isso dependerá da quantidade de divisões existentes nele. Para se ter sua precisão, fazemos os seguintes procedimentos: Mede-se o comprimento do nônio na régua do paquímetro, coincidindo seu zero com o zero da escala fixa; Depois de verificar o comprimento, contam-se as divisões que constam no nônio até seu último traço; Divide-se o comprimento pelo número de divisões. Com esse valor sabe-se a espessura de cada divisão do nônio;

Relacionados