Fisica otica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra Óptica tem origem no grego optike e significa basicamente ''relativo à visão''
Chama-se Óptica a parte da Física que estuda a luz e os fenômenosluminosos. A Óptica estuda as propriedades e efeitos de fontes de luz (como os raios laser), de transmissores de luz (como fibras óticas) e de fenômenos(como o arco-íris) e instrumentos ópticos (como os microscópios ). Os espelhos, hologramas e o arco-íris são manifestações das propriedades da luz. A luz algumasvezes se comporta como uma partícula e às vezes como uma onda. Quando ela é emitida ou absorvida pelos átomos, se comporta como se fosse composta departículas, ou pacotes de energia chamados fótons. Porém, quando ela viaja seu comportamento é o de uma onda eletromagnética.
No estudo da óptica procuraremosabordar, com objetividade, o estudo da luz e dos fenômenos luminosos em geral, tais como: o comportamento da luz, a reflexão da luz e a refração da luz. Alémdestes fenômenos, há também os instrumentos ópticos tais como: espelhos planos e esféricos e lentes esféricas.
A Óptica divide-se inicialmente em duas partes:Óptica Física e Óptica Geométrica.
Óptica Física é a parte da ciência que estuda os fenômenos luminosos no que diz respeito a sua natureza, em suascaracterísticas ondulatórias, polarização, interferência, etc., em resumo, estuda a energia radiante de um modo geral.
Óptica Geométrica é a parte da óptica que estudaos fenômenos luminosos, considerando-se a propagação da luz em linha reta, aplicando-se ao raio luminoso as propriedades que a reta possui na Geometria.
tracking img