Fisica iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lei de Ohm
O cientista Georg Simon Ohm  (1787 – 1854), a partir de suas medidas experimentais, chegou a conclusão de que todos os materiais sujeitos a uma diferença de potencial apresentam uma resistência de valor constante à passagem da corrente elétrica.

Desta forma, sendo a resistência elétrica uma constante, a intensidade da corrente elétrica cresce proporcionalmente ao valorda tensão aplicada, obedecendo à seguinte expressão:
U = i.R
Mas esta equação é satisfeita para resistores ôhmicos e não ôhmicos. Portanto não deve ser utilizada como uma declaração da Lei de Ohm, tendo como válido apenas a expressão verbal citada anteriormente.
Graficamente, para resistores ôhmicos, a primeira lei de Ohm mostra:

Observa-se que o coeficiente angular deste gráfico, dado por U/i resulta naresistência elétrica, constante para qualquer diferença de potencial. Obviamente, há um limite de validade para esta, que é denominada a primeira lei de Ohm. Para tensões muito altas, a resistência acaba não tendo um comportamento linear. Dentro do limite em que a lei de Ohm é válida, ela tem a seguinte forma:
“A resistência de um objeto é independente da intensidade ou do sinal da diferença depotencial aplicada”
A segunda forma, conhecida como segunda lei de Ohm, relaciona a resistência elétrica com as dimensões do objeto e as características do material de que ele é composto. Para tanto, foi considerado um objeto de um material de resistividade ρ, dimensões cilíndricas de comprimento l e área de seção transversal reta S mostrado na figura abaixo.

Através de suas análises, estecientista concluiu que a resistividade de cada material é constante para qualquer campo elétrico aplicado, e desta forma, poderia obter uma expressão para determinar a resistência elétrica. Esta propriedade, segundo Ohm, é diretamente proporcional à resistividade do material, ao comprimento e inversamente proporcional à área de seção transversal reta do respectivo objeto, e é enunciada como segue:
“Aresistividade (ou condutividade) de um material é independente da intensidade, direção e sentido do campo elétrico”.
Matematicamente, assume a forma:
R =ρ.l/S
É válido lembrar que apenas esta última é verdadeiramente condizente com o enunciado da lei de Ohm.
Esta lei é válida para certas faixas de temperaturas e de campo elétrico aplicados. Desta forma, os resistores são considerados ôhmicosporque obedecem à lei de Ohm dentro dos limites de tensão aplicados no local do circuito ao qual compõe. Alguns dispositivos à base de semicondutores, como diodos e transistores não são ôhmicos (HALLIDAY - 2007).
Resistores
Os resistores são elementos que apresentam resistência à passagem de eletricidade. Podem ter uma resistência fixa ou variável. A resistência elétrica é medida em ohms. Oresistor tem duas funções básicas, são elas, transformar energia elétrica em energia térmica, sendo essa transformação conhecida como efeito Joule, e limitar a quantidade de corrente elétrica em um circuito, oferecendo resistência à passagem de elétrons. Quanto maior a resistência, menor é a corrente elétrica que passa num condutor.
Tipos de resistores
Varistor: resistor especial que diminui suaresistência quando a tensão nos seus terminais aumenta.
Termistor: resistor que varia a resistência com a temperatura.
Filme metálico: sua estrutura é idêntica ao de filme de carbono, utiliza-se uma liga metálica (níquel – cromo) para formamos a película.
Resistor de filme de carbono: consiste em um cilindro de porcelana recoberto por um filme (película) de carbono.
Resistor de fio: consistebasicamente em um tubo cerâmico, que serve de para enrolarmos um determinado comprimento de fio de liga especial.
Termistor
Um termistor é um tipo de resistor cujo valor varia com a temperatura. O termo vem da junção das palavras temperatura e resistor. São usados para medir temperatura, limitar corrente de partida em circuito e componentes elétricos, proteção de sobre corrente, e podem ser...
tracking img