Fisica conceitual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MODULO I
1. Leis de Newton e aplicações
1ª lei de Newton – Inercia
*Se a força resultante sobre uma partícula é nula, ela permanece em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, por inercia.
*Um corpo livre de uma força externa resultante é incapaz de variar sua própria velocidade vetorial.
+ Na ausência de forças, um corpo em repouso e um corpo em movimento move-se em linha reta, comvelocidade constante. (fig 111)
*"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele"
Meu: Na ausência de uma força externa, um corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme - com velocidade constante.
Exemplo
Quando um motorista que está dirigindo um ônibus em movimentoretilíneo freia repentinamente, os passageiros são arremessados para frente.

2ª Lei de Newton – Dinâmica
*Se F é a resultante das forças que agem em uma partícula, então, em consequência de F, a partícula adquire na mesma direção e no mesmo sentido da força uma aceleração a, cujo modulo é diretamente proporcional à intensidade da força.
* – Força e variação de velocidade são diretamenteproporcionais: F = ma.
– Quanto maior a força aplicada a um corpo maior a aceleração que ele adquire.– Quanto maior a massa de um corpo, menor será a aceleração que ele adquire.
– A massa de um corpo caracteriza a “dificuldade” que ele apresenta em ter a sua velocidade modificada, ou seja, quanto maior for a massa de um corpo, maior será a sua inércia. Assim, a massa de um corpo é uma medida de sua inércia.* Força , em física, qualquer ação ou influência que modifica o estado de repouso ou de movimento de um corpo. A força é um vetor, o que significa que tem módulo, direção e sentido. Quando várias forças atuam sobre um corpo, elas se somam vetorialmente, para dar lugar a uma força total ou resultante. No SistemaInternacional de unidades, a força é medida em newtons.
+

3ª Lei de Newton – açãoe reação
* A toda força de ação corresponde a uma de reação, de modo que essas forças têm sempre a mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos, estando aplicadas em corpos diferentes.
+ quando um corpo A exerce uma força sobre o corpo B, o corpo B reage sobre A com uma força de mesmo modulo, mesma direção e sentido contrario.
FORMULA


* APLICAÇÕES PAG 194 (só foi encontradaa da segunda lei – dinâmica).

2. Força elástica e força de atrito
Força elástica
MEU: Força elástica é a força exercida por um sistema elástico quando sofre deformação. Quando cessada a ação da força que produz essa deformação, a mola volta a situação inicial. Quando alongada ou comprimida a mola exerce no bloco uma força elástica (F el), que tende a trazer o bloco a posição 0 de equilíbrio.* FORMULA (LEI DE HOOKE)

Força de atrito

* A força de atrito sempre se opõe à tendência de movimento do corpo sobre a superfície e é decorrente, entre outros fatores, da existência de pequenas irregularidades das superfícies em contato. Tem uma força resultante que pode ser decomposta por duas forças componentes: Fn e F at. Fn é a reação normal à superfície e equilibra o P (peso).

-Atrito estático: a força de atrito estático f, que atua sobre um corpo é variável, estando sempre a equilibrar as forças que tendem a colocar o corpo em movimento.

- Atrito cinético: quando um corpo está em movimento, a força de atrito que atua sobre ele se denomina força de atrito cinético.

3. Energia mecânica e potencia.

+ A forma de energia devido a posição relativa dos corpos interagentes(energia potencial) ou devido aos seus movimentos (energia cinética). A energia mecânica pode estar em forma de energia potencial ou cinética, ou ambas.

* A energia mecânica é entendida como a energia que se pode medir à custa de grandezas mecânicas, o mesmo é dizer à custa de forças, que medem as interacções, e dos deslocamentos por estas provocados.
+ Sempre que tivermos um objeto em...
tracking img