Fisica 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pendulo Simples
Introdução:
O pêndulo simples é composto por uma partícula de massa m (chamada o peso do pêndulo) suspensa por uma das extremidades de um fio inextensível, de massadesprezível e comprimento L, cuja outra extremidade é fixa.
As forças que agem sobre o peso são a tração (vetor) T exercida pelo fio e a força gravitacional (vetor) Fg, onde o fiofaz um ângulo θ com a vertical.
Decompomos (vetor) Fg em uma componente radial (vetor) Fg cos θ e uma componente Fg sen θ que é tangente à trajetória do peso. Este componente tangencialproduz um torque restaurador em relação ao ponto fixo do pêndulo porque sempre age no sentido oposto do deslocamento do peso, tendendo levá-lo de volta ao ponto central. Estée ponto(θ = 0) é chamada de posição de equilibrio, porque o pêndulo ficaria em repouso neste ponto se parasse de oscilar.
Toda a massa de um pêndulo simples está concentrada na massa m do pesodo pêndulo, que está a uma distância L do ponto fixo. Assim, a equação do pêndulo simples para escrever I=mL² como momento de inércia do pêndulo. Equação do pêndulo simples:

OndeT é o período em segundos, L é o cumprimento do fio em m e g é a aceleração da gravidade em m/s².

Figura 1.1: Representação de um pêndulo simples: uma massa puntiforme m, presa a umfio de comprimento.

Conclusões:
Com o experimento realizado, foi possível verificar que é verdade os fatos baseados na teoria do pêndulo simples, no qual confirmou-se que namedida em que o comprimento L do fio diminui, o tempo T também diminui.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
HALLIDAY, David; RESENICK, Jearl Walker. Física II: Fundamentos da física, volume 2:gravitação, ondas e termoin6amica 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

Link: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/MHS/pendulo.php pesquisado em: 15/03/2013 ás: 12:46 pm
tracking img