Fisca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acidente de trabalho é aquele que ocorre em função da atividade exercida pelo trabalhador, por exemplo, quando á uma lesão por esforço repetitivo (LER), doenças pulmonares causadas por aspirarprodutos tóxicos (mineração e pedreiras), visão prejudicada (soldador), surdez progressiva entre outras doenças.

Essas doenças, lesões ou acidentes podem causar a incapacidade do trabalhador decontinuar a exercer suas funções, seja ela parcialmente ou integralmente, dependendo da gravidade do acidente de trabalho, ela poderá levar o trabalhador à óbito. Caso haja algum acidente no percurso de idae/ou volta do trabalhador para sua casa também é considerado acidente de trabalho.

Auxilio-acidente INSS

O empregado tem direito de receber a restituição de gastos com medicamentos, próteses etratamento médicos, pois quando há acidente no trabalho com certeza haverá gastos com medicamentos e consultas; outra garantia para o trabalhador é p recolhimento do fundo de garantia (FGTS) durante operíodo que estiver afastado pelo INSS.

Após retornar ao serviço, o trabalhador não poderá ser demitido nos próximos 12 meses, essa estabilidade é uma garantia por lei, com exceção ara demissõespor justa causa. Caso haja necessidade, o empregado poderá receber uma indenização por danos morais e até mesmo por danos estéticos, pois há casos em que houve perda de membros, ou a aparência de umacicatriz causando constrangimento ao empregado. O auxílio-acidente possui caráter de indenização, e só poderá ser pago depois que cessar o auxilio-doença.

Auxilio-doença INSS

Esse é umbenefício pago ao trabalhador que adquiriu uma doença e não consegue mais exercer suas funções como antes, podendo ficar com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho. O trabalhador empregado,trabalhador avulso e o segurador especial têm direito ao auxílio-doença, já o empregado doméstico, o contribuinte individual e o facultativo não podem receber o benefício.

Sua incapacidade de ve ser...
tracking img