Fis203 - Relatorio movimento bidimensional

1864 palavras 8 páginas
MOVIMENTOS UNIFORMES

Fábio Marcelino da Costa Júnior – 29974
Maria Vitória Ubinha Stefano – 31193

Os experimentos de Movimento Retilíneo foram realizados em âmbito acadêmico, objetivando a comprovação prática da teoria estudada em sala de aula. Entre os conceitos abordados estão velocidade constante e aceleração, os quais caracterizam movimento uniforme e uniformemente variado, respectivamente. Para isso, o método utilizado foi a observação e a anotação de dados fornecidos por aparelhagens específicas. Os resultados obtidos, como esperado, convergiram aos teóricos.

1. INTRODUÇÃO
Conceitos como aceleração, inércia, atrito, velocidade média, entre outros, passaram a ser compreendidos a partir dos estudos de grandes pensadores como: Newton (1643 – 1727), Galileu Galilei (1564 – 1642) e Torricelli (1608 – 1647). Até então, existiam várias teorias mas que não explicavam integralmente o que rege o movimento dos objetos. A partir de tais estudos, pode-se analisar certos acontecimentos, como o que foi proposto nos dois experimentos realizados em laboratório, os quais, apesar de utilizar praticamente os mesmos instrumentos, resultaram em duas conclusões diferentes, que serão discutidas mais adiante. Para melhor compreensão, a seguir será apresentado estes os experimentos e seus respectivos conceitos.
O primeiro, se trata do estudo do Movimento Retilíneo Uniforme (ilustrado na Imagem 1), a forma mais simples de deslocamento, que possui as seguintes características:
Ocorre ao longo de uma reta;
Velocidade constante, daí o termo uniforme;
Distancias iguais são percorridas em um mesmo intervalo de tempo;
Aceleração é nula.

Imagem 1: Exemplo de MRU

A equação que rege este movimento é:
V = (Halliday)
Onde V é velocidade média, ∆x é variação do deslocamento e ∆t é variação do tempo.
O segundo, consiste no estudo do Movimento Uniformemente Variado (Imagem 2) que tem como características:
Aceleração constante;
A velocidade varia

Relacionados