Firebird

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Lourenço Filho

BACHARELADO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

NILSON AGUIAR
GLEYCIANE XIMENES
MAISA DE VASCONCELOS

FIREBIRD

FORTALEZA

2011

SUMÁRIO

1 Introdução

2 História

3 Características
a. Ferramentas
b. Componentes
c. Principais Recursos
d. Vantagens
e. Limitações

4 ConclusãoINTRODUÇÃO

Na era da informática, seja em qualquer tipo de instituição a informação se tornou um bem muito precioso, e graças a isso os bancos de dados surgiram com intuito de suprir as necessidades de aperfeiçoar, armazenar e recuperar todas as informações. Com a necessidade de segurança para estas informaçõessurgiram então os sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD).

O Firebird é o SGBD apresentado neste trabalho sendo ele gratuito e de código aberto. É desenvolvido pela FirebirdSQL Foundation, uma organização sem fins lucrativos que visa o aperfeiçoamento do software em conjunto à comunidade de usuários.

Iremos abordar um pouco da história da fundação do Firebird e entender o funcionamentode do sistema de gerenciamento do mesmo.

HISTÓRIA

O Firebird é um sistema gerenciador de banco de dados que surgiu a partir do Interbase 6. A proposta da Borland iniciou-se em 2000 quando foi aberto o código do Interbase, porém para que somente fossem feitas sugestões, sem que nenhuma alteração do código pudesse ser feita por alguém que não fosse interno à companhia. Isso trouxe bastantedescontentamento aos desenvolvedores que em julho de 2000 criaram a Firebird Tree no Source Forge1, para que houvesse um espaço aberto a todos.

Em 2001 a Borland volta com versões comerciais, tendo então duas versões do Interbase 6, a open source e a comercial. A primeira versão do Firebird foi lançada em março de 2002 e é licenciado sob a IPL (InterBase Public License ), a qual tem os mesmostermos da Mozilla Public License 1.1, e é totalmente compatível com o padrão ANSI SQL-92.

Versão 1.0

Esta versão sofreu poucas alterações em relação a versão do Interbase que possuía o código fonte disponibilizado pela Borland, as principais alterações feitas foram correção de erros e documentação dos erros ainda não corrigidos.

1 Sourceforge.net é o maior website do mundo voltado aodesenvolvimento de software de código aberto, hospedando mais de 100.000 projetos e mais de 1.000.000 de usuários registrados com um recurso centralizado de gerenciamento de projetos, comunicações e código. (UNDER-LINUX.ORG, 2006).

Versão 1.5

A partir desta versão houve várias alterações em relação ao Interbase. Incluindo a linguagem utilizada anteriormente fora alterada, antes era C agora passarama utilizar C++ para desenvolvimento do SGBD, e devido às muitas implementações que ocorreram ele acabou por se tornar a maior versão em termos de megabytes do Firebird

Versão 2.0

Lançada durante a quarta conferência do Firebird em Praga, na República Tcheca, em novembro de 2006, trouxe tranqüilidade á comunidade de desenvolvedores que o utilizavam, trazendo ótimas novidades, por exemplo,melhoria na performance, novas funcionalidades, novos recursos e continuando a gratuito e de código aberto.

Versões de distribuição do Servidor

Ao começar a desenvolver com Firebird, existe a necessidade de se escolher qual versão se adéqua a sua necessidade. Atualmente ele trabalha com três versões: Classic, SuperServer e Embeded.

Classic

Remanescente da versão 4 do Interbase, ébaseada em processos, ou seja, para cada nova conexão cliente, é disparado um novo processo servidor para atender ao pedido. A principal característica é que cada processo é totalmente independente, possuindo um cachê de memória dedicado.

SuperServer

Traz um novo conceito, em que um único processo gerencia várias conexões clientes simultaneamente. Cada conexão é denominada thread ou uma...
tracking img