Fiorito THFC

5746 palavras 23 páginas
Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Teoria e História da Formação de Cidades
Semestre: 2014-1
Professoras: Fernanda Furtado, Marlice Azevedo e Vera Rezende
Mestrando Marcus Pedro Oneto Fiorito

Paraty: uma breve história da formação da cidade

Introdução
O presente trabalho consiste em uma análise do processo de ocupação do
Município de Paraty, com especial atenção sobre a área central do seu NúcleoSede, relacionando o seu peculiar contexto com as temáticas abordadas ao longo desta disciplina.

Jean Baptiste Debret, Paraty - Original pintado em 1827 J. F. de Almeida Prado, Quarenta paisagens inéditas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. S. Paulo: Cia Editora Nacional, 1970.
Jean Baptiste Debret, Paraty, 1827

Em Paraty, pode-se observar semelhança no processo de aceleração do crescimento das zonas urbanas das demais cidades brasileiras e, consequentemente, no aumento da população urbana, o qual se intensificou na
1

segunda metade do século XX, com o desenvolvimento de novas atividades industriais. Neste caso específico, os investimentos nacionais foram os maiores responsáveis pela grande alteração na conformação do seu território, seja através da implantação de empreendimentos ou a partir da realização de uma nova via de ligação terrestre, que rompeu de vez o isolamento que manteve algumas das características mais singulares deste lugar.
Localização

http://www.ceperj.rj.gov.br/ceep/info_territ orios/div_poli/Estado_RJ_2010_Jubileu.jpg Acesso em 11/06/2014

Proposta de Plano Diretor Municipal de
Paraty, Volume 03, Anexo 02. UERJ, 2010

O município de Paraty está localizado na porção mais ao Sul do Estado do Rio de Janeiro, fazendo divisa, além do município de Angra dos Reis, no mesmo estado, com os municípios de Cunha e Ubatuba, ambos localizados no Estado de São Paulo.
Nome
A designação das cidades por aquilo que as define (TOPALOV, p.17) é recorrente nos lugares constituídos a partir

Relacionados