fiolosofia John Dewey

2350 palavras 10 páginas
Resumo dos capítulos 8 ao 17 do livro: Democracia e Educação do autor John Dewey, tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira.
No capitulo 8, é abordado o tema objetivos da educação. Nesse contexto o objetivo é tido como uma projeção do que se pretende com o meio para atingir um fim, assim sendo o objetivo antecipa a realização das atividades, os seus resultados.
Fixamos um objetivo porque temos necessidades, porque não sei algo, mas vou procurar saber, sendo assim é para algo a ser conquistado, é agir com inteligência, perceber os erros e os acertos e corrigi-los.
Para sermos capazes de atingir um objetivo precisamos observar o que é um meio ou um empecilho, organizar as ações e escolher os caminhos ou alternativas corretas.
Na educação é justamente isso que deve acontecer, o individuo deve ter um objetivo, buscar um conhecimento, ser um ser socializado, aprender formalmente, ou seja, aprender com uma formulação do que se quer aprender, tendo consciência. Sendo assim ele deve conhecer diversos conteúdos para que as únicas barreiras sejam as suas escolhas tendo como única restrição sua vontade.
Sempre que formulamos um objetivo ele deve estar associado a uma mudança que deve acontecer, segundo Rousseau a educação é um processo de desenvolvimento de acordo com a natureza, os homens e as coisas. O funcionamento de nosso organismo constitui a educação da natureza, o uso que é dado a este desenvolvimento deve-se a educação dos homens e as experiências adquiridas com objetivos constitui as coisas, somente com essas três educações em harmonia e destinadas a um mesmo fim é que o homem segue um verdadeiro destino. Destino esse que seria o da natureza.
Existem afirmações equivocadas de Rousseau e que se contradizem, pois as atividades naturais significam atividades inatas, que se desenvolvem por meio do uso com que são aperfeiçoadas, e ainda acredita que exista um desenvolvimento independente e espontâneo dos órgãos e faculdades inatas, independente do uso que

Relacionados

  • resumo
    24521 palavras | 99 páginas