Fiolosofia Historia Part 1

10395 palavras 42 páginas
u2

Filosofia e Conhecimento

Filosofia | UNISUAM

FILOSOFIA E
CONHECIMENTO
Objetivo do estudo
- Entender a origem do conhecimento humano, chamada na modernidade de epistemologia; entender o conhecimento como ascensão do domínio ilusório, retomando uma vez mais o pensamento de Platão, em especial, e as formas de conhecer o mundo.

Prezado aluno,
Na Unidade I do curso de Filosofia Básica, buscou-se marcar alguns elementos fundamentais acerca da Filosofia. Estes foram, a saber, a Filosofia e a figura do filósofo, os discursos do senso comum, do bom senso e do mito, dentre outros pontos fundamentais. Era importante que ficasse claro que o discurso filosófico não se confunde com nenhum outro, nem mesmo os científicos.
No entanto, nesse nova Unidade temos um grande desafio pela frente. Ao longo de mais de 2.500 anos de história, a Filosofia buscou de diversas formas descrever o processo de conhecimento humano. É evidente que não há uma resposta certa ou fechada sobre o assunto.
Lembre que a Filosofia não se confunde com os discursos doutrinários, já imbuídos de certo grau de certeza e segurança.
A procura do homem por esta mesma segurança e certeza caracterizou a história da humanidade, pois o homem, como criatura finita e limitada, estranhamente, nunca conseguiu lidar bem com esta sua condição existencial. Segundo o professor Emmanuel Carneiro Leão, já presente em nossa leitura anterior:
O homem não pode existir senão em comércio e comunhão com o mundo dos entes. Ente significa tudo que de algum modo é [existe]: o homem, as coisas, os acontecimentos, até mesmo o Nada, enquanto é um Nada, isto é, enquanto tem um significado, seja positivo ou negativo para a existência. Incluindo o seu modo de ser, tudo que é, é um ente (...).

2

Filosofia e Conhecimento

2

Filosofia | UNISUAM

Do ente o homem não pode prescindir. Em todas as suas indústrias e atividades, para pensar e querer, sentido e amando, na vida e na morte, o homem não se basta a si mesmo. Sempre necessita de

Relacionados

  • a dança dos encefalos acesos
    46195 palavras | 185 páginas
  • A IMERGENCIA DA PESSOA HUMANA NA HISTORIA
    209612 palavras | 839 páginas