Finura, resistencia e tempo de pega do cimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Relatório: Técnico- científico
Apresentado como requisito de avaliação do 1NI para obtenção de aprovação na disciplina prática Tópicos de ciências dos materiais no curso de EngenhariaCivil do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, na Universidade da Amazônia. Orientado pelo Prof.° Mestre: Jose Zacarias R. da Silva Junior.

Finura do cimento
Tempo de pega
Resistência.

Professor: MSc. Jose Zacarias R. da Silva Junior
Disciplina: Tópicos de ciências dos materiais
Turma: 3 ENV2
Data: 07/09/2012 Datade entrega: 04/10/2012
Aluno: Jane Kelly Santana Ayupe Brizart

Belém-PA
2012
Introdução

Este trabalho acadêmico vem enfatizando de forma simples e objetiva, o uso do cimento como instrumento essencial para a engenharia civil. Com aprofundamentos no estudo, vimos que quanto mais fino o cimento mais rápido reage.
O tempo de pega do cimento são medidas utilizando-se o aparelho de Vicat,com diferentes dispositivos de penetração.
A resistência do cimento endurecido é a propriedade do material mais importante para o uso estrutural. E os ensaios de resistência devem ser feitas para termos várias especificações de cimento. A resistência mecânica dos cimentos é especificada pela ruptura à compressão de corpos-de-prova preparadas com argamassas.
Levando-se em consideração estamosiniciando os conhecimentos da atividade laboral do profissional da área em destaque.

1- História do cimento
O Cimento pode ser um material com propriedades adesivas e coesivas, consequentemente liga fragmentos de minerais entre si de modo a formar um todo compacto.
É definido como um aglomerante hidráulico, produzido pela moagem do clínquer, que consiste especialmente de silicatos de cálciohidráulicos, e sulfato de cálcio como um produto de adição. Por tanto, Mehta (1994, p.188), explana que “[...] os clínqueres são nódulos de 5 a 25mm de diâmetro de um material sinterizado, produzido quando uma mistura de matérias-primas de composição pré- determinadas e aquecida a altas temperaturas’’.
Na construção Civil o termo “cimento” designa dos materiais ligantes usados com pedras,areia, tijolos, blocos. E os constituintes fundamentais do cimento são os calcários.
Na antiguidade, os povos egípcios usavam gesso impuro calcinado. E as civilizações gregas e romanas usavam calcário calcinado, que aprenderam a misturar com a água, areia e pedra britada.
A sílica ativa e alumina da cinza e das telhas se combinavam com o calcário para formar o cimento pozolânico, porém foi o nome...
tracking img