Finançor

2477 palavras 10 páginas
Finançor, S.A.

1.1. História
Iniciou da sua atividade no ano de 1948 com uma pequena instalação para fabrico de sabão branco e azul “offenbach”.
Em 1951, foi instalada uma fábrica de extração mecânica de óleos, a fim de produzir o óleo industrial necessário ao fabrico de sabões e óleos vegetais alimentares para comercialização. No ano de 1953, instalava uma fábrica de alimentos compostos para animais, com a finalidade de utilizar os bagaços de oleaginosas resultantes da extração de óleos.
A FINANÇOR, S. A. foi fundada em 1954, por um grupo de industriais de raízes
Micaelenses, liderados pelo Visconde de Botelho, absorvendo então a totalidade do património da Sociedade de Moagem Micaelense, Lda..
A nova empresa, procedeu grandes remodelações fabris, aumentando a capacidade de laboração, criando uma nova unidade fabril para a produção de alimentos compostos para animais, cujo apoio à agropecuária regional foi fundamental para o incremento da economia Açoriana.
Na sequência do 25 de Abril de 1974, diversos conflitos laborais, bem como a falta de modernização nos diversos setores da empresa, conduziram-na a uma situação económico financeira muito difícil.
Nas décadas 60, 70 e 80, introduziu novos equipamentos, modernizando as suas atividades sendo de realçar a construção de nova fábrica de rações, em 1974.
Decorria o ano de 1976, quando um grupo de industriais de laticínios e produtores agropecuários resolveram adquirir a maioria das ações que constituem o capital social da empresa. Grandes investimentos nos diversos setores de fabris e introdução de tecnologia colocaram a FINANÇOR no lugar cimeiro das empresas Açorianas.

Em 1980, a empresa recorreu ao fundo da EFTA. Este empréstimo permitiu melhorar o setor de moagem, aumentar a sua capacidade e automatização, de modo a que empresa conseguisse produzir farinhas para panificação e usos culinários, bem como sêmolas para massas alimentícias, de uma forma mais competitiva.
Mais tarde, a

Relacionados

  • Ranking
    30676 palavras | 123 páginas