FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR

21031 palavras 85 páginas
ALEXANDRE ASSAF NETO

FINANÇAS CORPORATIVAS
E VALOR

Manual do Mestre

Material de Site

SÃO PAULO
EDITORA ATLAS S.A. – 2005

EDITORA ATLAS S.A.
Rua Conselheiro Nébias, 1384 (Campos Elísios)
01203-904 São Paulo (SP)
Tel.: (0_ _11) 3357-9144 (PABX) www.atlasnet.com.br 1
FINANÇAS CORPORATIVAS

QUESTÕES
1.1

Numa economia globalizada, a atuação das empresas é influenciada pelas variações cambiais, preços internacionais das matérias-primas, volatilidade dos mercados e fluxos financeiros, oscilações das taxas de juros, entre outras variáveis. Estas características do mercado tornam o processo de gestão bem mais complexo e exigente de instrumentos mais sofisticados. Não é suficiente para uma empresa globalizada preocupar-se somente em produzir e vender se ela mantiver, por exemplo, passivos em determinada moeda e ativos em outra moeda. Da mesma forma, se o preço de seus insumos é determinado em mercados futuros, recebendo fortes influências de variáveis exógenas. Os mercados financeiros oferecem, através de operações futuras e de opções, diversos mecanismos de defesa para os riscos inerentes à globalização.

1.2

No Planejamento Financeiro são evidenciadas a necessidade de expansão da empresa e a identificação de eventuais desajustes futuros. No planejamento é possível selecionar, com maior margem de segurança, os ativos mais rentáveis e condizentes com os negócios da empresa de forma a estabelecer uma mais satisfatória rentabilidade sobre os investimentos. No Controle Financeiro é avaliado todo o desempenho financeiro da empresa. Análises de desvios que venham a ocorrer entre os resultados previstos e realizados, assim como propostas de medidas corretivas necessárias.

A Administração de Ativos tem como objetivo obter a melhor estrutura, em termos de risco e retorno, dos investimentos empresariais e proceder a um gerenciamento eficiente de seus valores. A administração de ativos também está associada à gestão da liquidez e capital

Relacionados

  • BURKE P
    150756 palavras | 604 páginas
  • American Literature
    95969 palavras | 384 páginas
  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas
  • estudante
    443083 palavras | 1773 páginas