Financiamento de curto prazo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Financiamento de curto prazo

Existem varias fontes alternativas de financiamento de curto prazo, isto é, financiamento com um prazo de exigibilidade até um ano. Os mais relevantes.
Capitais alheiros
Credito bancário: Operação pela qual uma instituição bancária coloca à disposição de um cliente determinado montante e este se compromete a reembolsar a instituição na data fixadaantecipadamente, acrescido dos juros previamente combinados. O crédito bancário poderá tomar a forma de crédito direto, caso em que a instituição bancária coloca fundos à disposição de empresas e particulares (exemplos: desconto de títulos, capital de giro, contas garantidas, cheques especiais, abertura de crédito através de conta corrente ou de empréstimo). Quanto ao crédito bancário indireto, a instituiçãobancária desembolsa fundos caso o beneficiário do crédito não assuma os compromissos (exemplos: garantias bancárias, avais ou aceites bancários).
Empréstimos de curto prazo: O objetivo é financiar operações de curto prazo (a 90, 120 ou 180 dias), por exemplo, para resolver dificuldades de liquidez momentâneas. Como contrapartida, as empresas no fim do prazo convencionado com a instituiçãobancária terão de restituir o valor do empréstimo acompanhado de juros postecipados.
Empréstimos em conta corrente: Tratam-se de contas correntes em que a instituição bancária coloca à disposição da empresa um limite de crédito contratado. Geralmente estas contas são válidas por 180 dias, podendo, no entanto ser renovadas ciclicamente. Implicam o pagamento de juros por parte da empresa contraente euma garantia.
Capital de Giro: Tem por objetivo ultrapassar dificuldades de tesouraria momentâneas e implica a aceitação por parte da instituição bancária (geralmente só concedida aos melhores clientes). Este tipo de crédito é mais caro do que o crédito normal, pois à taxa de juro das operações ativas acrescentam-se normalmente dois pontos percentuais.

Financiamento de curto prazo tem umcronogramas de pagamento de menos de 1 ano, enquanto os financiamentos de longo prazo com vencimento em 10 anos ou mais. 

Financiamento a curto prazo é um empréstimo ou linha de crédito com um prazo de 1 ano ou menos, enquanto os financiamentos de longo prazo, onde passivos (mais juros) não seria devido no prazo de 1 ano.

* Vantagens longo prazo
São muitos os motivos para optar pelacaptação de recursos via debêntures, pois ela apresenta vantagens significativas para as empresas, se comparada a outros mecanismos de financiamento. Veja abaixo as principais vantagens:
Flexibilidade: a debênture pode ser planejada sob medida para atender às necessidades de cada empreendimento. A flexibilidade nos prazos, garantias e condições da emissão permitem adequar os pagamentos de juros eamortizações às características do projeto e à disponibilidade de recursos da companhia. A emissão pode ser dividida em séries a serem integralizadas nos períodos estabelecidos pela empresa emissora.
Redução de custos: por ser um título de longo prazo, a debênture em geral apresenta custos de captação menores, especialmente em relação a empréstimos bancários de curto prazo. Outra vantagem para asempresas é que os pagamentos de juros são deduzidos como despesas financeiras, ao contrário dos dividendos, que não são dedutíveis na apuração do resultado anual da empresa. Além disso, a emissão de debêntures permite a captação de recursos de longo prazo sem alterar o controle acionário da companhia, a menos que haja cláusula de conversão em ações.
Atratividade: ao definir as características daemissão, as empresas podem incluir cláusulas que tornem a debênture mais atrativa para os compradores, como, por exemplo, participação nos lucros, conversibilidade, repactuações. Desta forma, ampliam a demanda pelo título e reduzem seus custos de captação.

* Vantagens curto prazo

Vantagem de Curto Prazo

a vantagem curto prazo, nós usamos o nosso conhecimento e experiência cotidiana...
tracking img