Financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
DACEC – Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação.
Curso de Administração.





ANÁLISE FINANCEIRA DA EMPRESA: NATURA COSMÉTICOS




Julian Beatrice Deves
Valquíria M. Colatto Martins



Professora:
Roselaine Filipin




Ijui/RS, 1° semestre de 2013.Sumário:







Índice de Tabelas








Introdução

No contexto da economia, a empresa pode ser compreendida como uma unidade tomadora de decisões econômicas, que por meio das demonstrações contábeis extraem informações a respeito de sua posição econômica e financeira. Dessa forma, a análise financeira e econômica, baseada em índices, possibilita a comparação dos valores obtidos emdeterminado período com aqueles levantados em períodos anteriores e o relacionamento desses valores com outros afins.
As informações contábeis contribuem para a análise financeira e econômica das organizações e, consequentemente, para o desempenho empresarial, diversos estudos já foram realizados no sentido de evidenciar a necessidade de utilização da análise das demonstrações contábeis comoferramenta fundamental para o processo de tomada de decisão.
Um desses estudos foi o de Martins (2006) que discutiu a importância do processo de avaliação de desempenho como uma ferramenta de agregação de valor ao negócio da organização; Bezerra e Corrar (2006) propõem uma metodologia na análise dos indicadores que diminua o grau de subjetividade na escolha desses que deverão compor a avaliação dasempresas. Para isso, utilizaram a análise fatorial para criação dos critérios de seleção dos indicadores financeiros.
Macedo, Silva, e Santos (2006) apresentam uma proposta de avaliação de performance empresarial através da utilização da análise por envoltória de dados, com o objetivo de buscar um índice de performance relativa que seja capaz de conjugar indicadores financeiros de lucratividade e deriscos na análise de desempenho organizacional.




1 Contextualização
1.1 Objetivos

A seguir serão apresentados o objetivo geral e os objetivos específicos do presente estudo, bem como a justificativa e a questão de estudo.

1.1.1 Objetivo Geral

Analisar a situação econômico-financeira da Natura Cosméticos através de seus demonstrativos contábeis.

1.1.2 Objetivos específicosRealizar as análises Horizontal e Vertical do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de Resultados da empresa.

Realizar as análises dos índices de: Liquidez; Endividamento; Lucratividade; Rentabilidade e da Rotatividade.

1.2 Justificativa

Este estudo se mostra viável pela importância de se conhecer a saúde financeira de uma organização e também para o acadêmico que ao ingressar no mercadode trabalho saberá realizar sem dificuldades a análise da situação financeira da organização onde irá trabalhar, podendo assim auxiliar no processo de tomada de decisão.
Na escolha da organização foi utilizado como critérios a sua importância na sociedade e o papel socioeconômico que desempenha e também a facilidade de acesso das informações necessárias para execução do estudo.

1.3 Questão doestudo

Diante do importante papel que a Natura Cosméticos desempenha e da utilização de indicadores econômico-financeiros que possibilitem avaliar o desempenho empresarial de uma organização durante um determinado período de tempo, surge o seguinte problema: Qual a situação econômico-financeira da Natura Cosméticos, no período de 2011 e 2012, baseado na análise horizontal e vertical e nosindicadores econômicos financeiros, calculados a partir das demonstrações contábeis?

2 Referencial Teórico

2.1 Análise Financeira

Com a globalização de mercado e a internacionalização das empresas, em função da concorrência entre vários países, as empresas passaram a ter uma postura diferente para competir e sobreviver no mercado, onde utilizam de um gerenciamento adequado dos recursos...