Financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 105 (26239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALEXANDRE ASSAF NETO

FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

MATERIAL DE SITE

SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. – 2005

EDITORA ATLAS S.A. Rua Conselheiro Nébias, 1384 (São Paulo) 01203-904 São Paulo (SP) Tel.: (0_ _11) 3357-9144 (PABX) www.atlasnet.com.br

2 Finanças Corporativas e Valor

1
INTRODUÇÃO ÀS FINANÇAS CORPORATIVAS
QUESTÕES 1.1 A globalização da economia,conceito chave dos anos 90, forçou as empresas a adotarem estratégias mais apuradas para lidar com finanças corporativas. No conflito entre risco e retorno, as empresas adotaram alguns instrumentos estratégicos mais sofisticados, como os que envolvem derivativos, opções, swaps e hedges. Por que existe a necessidade na gestão do risco de levar em consideração esses instrumentos financeiros?

1.2Dentro da dinâmica de decisões financeiras, a administração financeira volta-se ao planejamento financeiro, controle financeiro, administração de ativos e administração de passivos. Defina as quatro funções citadas.

1.3 Quais são os riscos da empresa, associados às decisões financeiras? Discuta cada um desses riscos.

Finanças Corporativas e Valor 3

1.4 O objetivo contemporâneo daadministração financeira está centrado na maximização da riqueza de seus acionistas. Assim fica evidenciado o impacto que cada decisão financeira determina sobre a riqueza. Neste contexto, discuta se o lucro contábil é o critério mais indicado para a tomada de decisões financeiras.

1.5 Na dinâmica das decisões financeiras, uma empresa, independentemente da sua natureza operacional, é obrigada a tomarduas grandes decisões: a decisão de investimento e a decisão de financiamento. Discorra sobre essas duas decisões.

4 Finanças Corporativas e Valor

TESTES 1.1 Assinale V para VERDADEIRO ou F para FALSO nas alternativas abaixo. a) ( ) O lucro, conforme apurado pelos princípios contábeis consagrados, representa uma medida de eficiência econômica, pois deduz dos resultados do exercício os custosdo capital próprio e do capital de terceiros alocados pela empresa em suas decisões de ativo. ) Imagem, participação de mercado, estratégia financeira, tecnologia, distribuição e logística, potencial de lucro etc. são considerados na determinação do valor econômico de uma empresa. ) A distribuição de dividendos leva em consideração se o retorno gerado pela empresa é superior ao custo deoportunidade do acionista. ) As ações das empresas brasileiras são negociadas em bolsa de valores, sendo que as ações ordinárias são mais negociadas, pois no Brasil existe uma grande diluição do capital votante. ) Commercial Papers é uma nota promissória de curto prazo emitida por uma sociedade tomadora de recursos para financiar seu capital de giro. As taxas são geralmente mais baixas devido à eliminaçãoda intermediação financeira.

b) (

c) (

d) (

e) (

Finanças Corporativas e Valor 5

2
CÁLCULO FINANCEIRO E APLICAÇÕES
EXERCÍCIOS 2.1 Suponha que seja oferecida uma aplicação financeira com renda mensal de 1,5%, a qual é capitalizada e paga ao final da operação. Sabendo-se que um investidor tenha aplicado $ 90.000,00 por seis meses, pede-se: a) determinar, para cada um dos meses,o montante da operação pelo critério de juros simples e pelo de juros compostos;

b) explicar a diferença determinada pelos critérios de capitalização de juros sobre o montante a ser resgatado pelo investidor ao final do sexto mês.

6 Finanças Corporativas e Valor

2.2 Determinar a taxa de juros efetiva anual (capitalização composta) para cada conjunto de informações abaixo: Taxa Nominal13,2% a.a. 13,2% a.a. 18,0% a.a. 18,0% a.a. Regime (Período) de Capitalização Trimestral Semestral Mensal Quadrimestral Taxa Empregada no Período de Capitalização Proporcional Proporcional Equivalente (Composta) Equivalente (Composta)

2.3 Pede-se determinar o valor de cada prestação da carteira de captações de uma empresa, conforme apresentado abaixo:
a

Encargos Forma de Pagamento 2,5% a.m....
tracking img