Financeira - 8

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício 1 - Capítulo 8

Assunto: Fluxos de Caixa para orçamento de capital

Caro aluno,

O presente exercício é composto de três partes:

A. Atividades de aprendizagem que você deverá realizar a leitura do capitulo ou do plano de Aula e responder.

B. Aplicações práticas resolvidas, este tópico contém exercícios resolvidos para que você possa entender melhor os conceitos, os termosutilizados e o processo de resolução dos exercícios.

C. Aplicações práticas a resolver, este tópico contém exercícios que
deverão ser resolvidos por você. Procure discutir os resultados com os
seus colegas


A) ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
Realize a leitura do capítulo e do Plano de Aula Ampliado e responda as questões abaixo.

8.1 O que é orçamento de capital? Todos os gastos decapita envolvem ativos imobilizados? Justifique sua resposta.

É o processo de avaliação e seleção de investimentos de longo prazo condizentes com o objetivo empresarial de maximizar a riqueza dos proprietários. As empresas costumam fazer vários tipos de investimento de longo prazo, e os mais comuns entre as indústrias são em ativos imobilizados, que abrangem terrenos, instalações eequipamentos. Esses ativos costumam dar base à rentabilidade e ao valor do negócio.

8.2 Quais os principais motivos da realização de gastos de capital?

A expansão das operações, a substituição ou a reforma de ativos imobilizados e a obtenção de algum outro beneficio menos tangível no longo prazo.

8.3 Quais são as cinco etapas do processo de orçamento de capital?

a) Geração deProposta: propostas são feitas em todos os níveis organizacionais e revistas pelo pessoal financeiro. Aquelas que exigem grandes desembolsos são submetidas a um escrutínio maior do que as mais modestas;
b) Revisão e Análise: realizam-se revisões e análises mais detidas para avaliar a adequação e a viabilidade econômica das propostas. Uma vez concluída a análise, um relatório resumido é submetidoaos tomadores de decisão;
c) Tomada de Decisão: as empresas costumam delegar a tomada de decisões em investimentos de capital com base em tetos de valor. De modo geral, é necessário obter autorização do conselho administrativo para dispêndios além de um determinado valor. Muitas vezes, os diretores de unidades produtivas recebem delegação para tomar as decisões necessárias para manter a linhade funcionamento.
d) Implementação: depois da aprovação, os investimentos são realizados e os projetos, implementados. Os dispêndios em projetos de grande porte muitas das vezes ocorrem por etapas;
e) Acompanhamento: os resultados são monitorados e os custos e benefícios efetivos, comparados com as expectativas. Poderá ser necessário tomar algumas providências, se os resultadosefetivos forem diferentes dos projetados.

8.4 Distinga os membros de cada um dos seguintes pares de termos em orçamento de capital: (a) projetos independentes e mutuamente exclusivos; (b) fundos ilimitados e racionamento de capital; enfoques de aceitação-rejeição e de classificação de projetos; (d) séries de fluxos de caixa covencionais e não convencionais.
a) Projetos Independentes: são aquelesprojetos cujos fluxos de caixa não são relacionados ou independem um do outro, a aceitação de um não exclui os demais. Projetos Mutuamente Exclusivos: são aqueles que exercem a mesma função e, por isso, competem uns com os outros.
b) Fundos Ilimitados: é a disponibilidade de fundos para investimento, tomar decisões no processo de orçamento. Racionamento de Capital: é a disponibilidade de umvalor fixo disponível para investimento de capital e que diversos projetos competirão por esses recursos.
c) Enfoque de Aceitação-Rejeição: envolve a avaliação de propostas de investimento de capital para determinar se atendem a um critério mínimo para aprovação. Enfoque de Classificação de Projetos: envolve Alencar os projetos de acordo com algumas medidas previamente definida.
d)...
tracking img