Financas nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FINANÇAS NAS EMPRESAS

Pode-se entender por finanças a guarda, a aplicação e a distribuição de recursos financeiros. Lidar com finanças e construir patrimônios são duas ações que acompanham o homem há muitos séculos.

Cabe à administração financeira assessorar a empresa como um todo, no sentido de fazer com que os ganhos por ela obtidos sejam suficientes não só para cobrir todos os gastos,mas também para gerar lucros. Para que isso realmente aconteça é necessário aplicar o dinheiro de forma eficiente, distribuindo-o por todos os setores da empresa. A administração desse dinheiro requer bastante atenção, pois ele faz parte do patrimônio da empresa e, geralmente, soma altos valores.

As tarefas fundamentais da administração financeira em uma empresa são basicamente duas: Obter osrecursos monetários necessários para a realização das operações da empresa nas melhores condições possíveis e, de posse desses recursos, distribuí-los e aplicá-los a plicposse desses recursos, distributlores.
indo-o por todos os setores da empresa. ela obtidos sejam suficientes n-los de forma eficiente.

Porém para que tudo isso seja realizado a contento, algumas decisões precisam ser tomadas.Essas decisões podem ser sobre investimentos, financiamentos.e destino dos lucros.

Decisões de Investimentos – Referem-se a aquisições de ativos e visam dar uma estrutura capaz de criar condições favoráveis de funcionamento e/ ou implementação de novos projetos na empresa. Investimentos são todos os gastos que uma empresa faz para melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços.

Uma empresabem sucedida terá sempre novos planos de investimentos, que irão demandar recursos adicionais para sua implementação.

Para garantir a manutenção das atividades e consecução dos lucros, toda empresa realiza investimentos, que podem ser de curto ou de longo prazo.

O balanço patrimonial, no grupo de contas do ativo denominado permanente, apresenta a quantidade e a qualidade dos recursosaplicados em bens e direitos que representam os investimentos da empresa. É nesse demonstrativo que o setor financeiro precisa extrair informações para tomada de decisões.

Apesar de reconhecer a relevância e a necessidade de investimentos mais imediatos (curto prazo), a administração financeira precisa considerar sempre a importância do investimento à longo prazo, pois toda empresa é constituída com aperspectiva da evolução dos lucros e da manutenção de suas atividades por tempo indeterminado. Ao planejar esses investimentos, muitas vezes a administração financeira pode até sacrificar um lucro imediato com o objetivo de conseguir maiores benefícios futuros para a empresa.

Todo investimento à longo prazo precisa de um acompanhamento e de uma avaliação sobre os resultados obtidos em cadaetapa, observando novas tendências no desenvolvimento do mercado que requeiram mudanças do planejamento inicial.

Decisões de Financiamentos – visam criar meios de se buscar os recursos necessários para os investimentos pretendidos. As decisões de financiamento consiste em definir onde conseguir os recursos que a empresa necessita para realizar suas operações.

Tais recursos podem ser obtidosinternamente, por meio de recursos próprios, ou externamente, via recursos de terceiros. Cabe à administração financeira decidir qual é a forma de captação mais adequada às operações normais, rotineiras e aos novos projetos a serem implantados na empresa, pois é com esses recursos que a empresa pode, por exemplo, adquirir maiores estoques, comprar ativos imobilizados e outros.

A contabilidadeapresenta o montante de recursos obtidos de fontes externas no passivo no balanço patrimonial, no grupo do Circulante e Exigível à Longo Prazo. Já as fontes de recursos internas encontram-se no Patrimônio Líquido.

Decisões sobre o destino do Lucro – refere-se à definição do montante dos lucros que serão distribuídos aos sócios e acionistas ao final de um período. O lucro apurado no final de um...
tracking img