Finanças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FINANÇAS
1. Descrição real (Um caso real):
É sempre bom ressaltar que a aplicação na prática da descrição didática deve ser buscada ao máximo, cada vez mais, devido à velocidade com que as informações devem ser tratadas hoje em dia.
As entradas e saídas das informações financeiras de uma empresa, assim como já representado neste trabalho, têm nível de complexidade consideravelmente altogerando grande necessidade de controles, métricas e constante auditoria. Sendo um único erro o possível causador de falhas em todos os departamentos e processos da empresa.
Pelas necessidades de padronização e controle, um sistema informativo se faz sempre necessário para um departamento administrativo/financeiro e contábil. Desta maneira não apenas é possível padronizar os processos, como tambémcontrolar cada entrada e saída, além de propiciar ações de planejamento e ações corretivas/preventivas de maneira organizada e eficiente definindo-as como regras de negócio.
São exemplos para ações de planejamento:
* Orçamento;
* Definição de centros de custo;
* Previsões de faturamento X orçamento.
São exemplos para ações de controle:
* Definições de métricas como:
- Pagamentosem datas pré-definidas;
- Padronização de Tipos de despesa;
- Definições para vencimento e competência;
* Regras para pagamentos fora de prazo;
Ações preventivas e corretivas geram, normalmente, mudanças nos processos para que a função efetivamente realizada e seus resultados se aproximem do previsto, numa fase de planejamento. Estas ações podem gerar ou não mudanças no planejamento inicial.Visto que o processo é altamente dependente de planejamentos, execuções, controles e ações eficientes existem vários fatores que podem causar instabilidades neste fluxo e então as ações preventivas e corretivas são geradas gerando as possíveis mudanças:
* Deficiências na comunicação entre departamentos ou necessidades de acelerar a própria comunicação – Gera integrações entre sistemas oudesenvolvimento de novos módulos;
* Alta incidência de casos de pagamento fora do prazo ou estouro de orçamento por motivos não previstos – Gera controles automáticos das métricas estabelecidas, através de relatórios e avisos.
* Necessidades fiscais e legais – Geram constantes alterações nas regras de negócio aplicadas ao código fonte da aplicação e principalmente nas métricas utilizadas.Agora que foi possível perceber como é complicada a relação entre o “ideal” e o “real”. Pode-se compreender que o simples exemplo dado abaixo é plausível e ocorre constantemente em empresas de porte pequeno e médio principalmente, mas que pode ocorrer mesmo em empresas de grande porte.
Dada a empresa X, do mercado de turismo, em que o departamento administrativo é divido internamente em:
*Financeiro:
- Contas a Pagar (Tesouraria);
- Contas a receber (Faturamento);
* Administrativo:
- Controle de processos;
- TI;
- Controladoria;
Possuem um sistema financeiro que controla: Contas a pagar, contas a receber, faturamento, quitações, conciliação bancária, fechamento de projetos e cadastro de clientes e fornecedores.
Para todas estas atividades a empresa X utiliza um sistema demercado voltado para os tipos de documentos, taxas e controles necessários no mercado de turismo. Este mesmo sistema possui módulos operacionais e comerciais que são utilizados apenas parcialmente, com o mínimo de informações necessárias para que o fluxo de caixa seja possível.
O nome do sistema em questão é SIGOT, Desenvolvido pela empresa “Coinfo – Sistemas de informação” e possui comoreferência o seguinte texto de acordo com o seu web site (http://coinfo.com.br/produtos.htm)
“SIGOT - Sistema de Gerenciamento para Operadoras de Turismo
     É um sistema corporativo para Empresas Operadoras de Turismo e é composto dos subsistemas COMERCIAL e FINANCEIRO, totalmente voltado para atender as necessidades das empresas operadoras de Turismo que por precisarem competir em um mercado cada...
tracking img