Finanças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

As empresas buscam gerar maior competitividade no seu negócio através de ações que permitam diferenciá-la de seus concorrentes e/ou que reduzam seus custos. A área de logística tem sido considerada importante para a estratégia competitiva da empresa. Dentre as atividades da logística, uma das principais é a gestão de estoques, que contribui para melhoria do nível de serviço e reduçãode custos empresariais.
O objetivo deste artigo é demonstrar como o processo administração de estoques pode ser utilizado como ferramenta estratégica em uma organização, analisando como a melhoria dos processos de gestão de suprimentos tem o papel de promover a eficiência das atividades desenvolvidas no próprio setor, ao ponto de levar a uma redução de estoques e do valor imobilizado, sem afetaro processo produtivo e trazendo vantagens competitivas perante os concorrentes. Para isto, utilizou-se um estudo de caso onde os dados refletem os resultados de um programa de melhoria e aplicação de ferramentas de gestão de estoques.
















INTRODUÇÃO
Com a crescente produção e consumo, a competitividade entre as empresas ocupa posição de destaque e assume importânciavital perante o mercado produtivo. Os gestores de negócios se vêem obrigados a promover melhorias em seus métodos, sejam eles de produção ou de análise estratégica, atualizando conceitos e utilizando ferramentas que garantam a competitividade das empresas. Com base nestes aspectos, este artigo tem por propósito, demonstrar como o processo de aquisição e administração de estoques, pode serutilizado como ferramenta estratégica para redução de custos, analisando se a melhoria dos processos de gestão poderia promover a eficiência das atividades desenvolvidas no setor de suprimentos de uma organização, levando a uma redução de estoques e do valor imobilizado, sem afetar o processo produtivo e trazendo vantagens competitivas.

Palavras-chave: Suprimentos. Gestão de estoques. Estratégia.ASSUNTO: Gestão de Estoque, com foco no controle de estoque.
Dados da empresa Pesquisada:
- Nome da Empresa:


















REVISÃO LITERÁRIA.
“As atividades logísticas fornecem a ponte entre o local de produção e os mercados que estão separados pelo tempo e pela distância.” (Ballou, 2001, 4° Edição, pág 19).
Como não é possível produzir todosos produtos que uma sociedade consome, em um único local a atividade logística é que liga os diversos locais onde diferentes materiais são feitos aos diversos locais onde esses produtos são consumidos no decorrer do tempo, pois nem tudo pode ser produzido durante todo o período do ano.
“O conceito de logística, existente desde a década de 40, foi utilizado pelas forças armadas Norte Americanas.Ele relacionava-se com todo o processo de aquisição e fornecimento de materiais durante a 2° guerra mundial, e foi utilizado por militares americanos para atender a todos os objetivos de combate na época.” (Ching, 3° Edição, pág 16, ano 2007).
Iniciou oficialmente com a 2° guerra mundial, pela necessidade de gerenciar a entrega, transporte de suprimentos e armamentos para o exército americano.“A logística diz respeito à criação – de valor – valor para clientes e fornecedores de empresa e o valor para os acionistas de empresa. O valor em logística é expresso em termos de tempo e lugar.” ( Ballou, 2001, 4° Edição, pág 25, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos).
Como o valor em logística é dado em tempo e lugar, só terá valor se estiverem em posse do cliente quando e onde eles foremconsumir. Entregar o produto certo na quantidade certa, na hora que o cliente solicitar é que vai gerar valor para os clientes e automaticamente o retorno financeiro para os acionistas.
A logística hoje é uma das maiores preocupações dentro das empresas, pois abrange toda a movimentação de materiais interna e externa. A empresa também necessita saber o que produzir, como produzir, quanto...
tracking img