Finanças

RESUMO

As empresas buscam gerar maior competitividade no seu negócio através de ações que permitam diferenciá-la de seus concorrentes e/ou que reduzam seus custos. A área de logística tem sidoconsiderada importante para a estratégia competitiva da empresa. Dentre as atividades da logística, uma das principais é a gestão de estoques, que contribui para melhoria do nível de serviço e reduçãode custos empresariais.
O objetivo deste artigo é demonstrar como o processo administração de estoques pode ser utilizado como ferramenta estratégica em uma organização, analisando como a melhoriados processos de gestão de suprimentos tem o papel de promover a eficiência das atividades desenvolvidas no próprio setor, ao ponto de levar a uma redução de estoques e do valor imobilizado, sem afetaro processo produtivo e trazendo vantagens competitivas perante os concorrentes. Para isto, utilizou-se um estudo de caso onde os dados refletem os resultados de um programa de melhoria e aplicação deferramentas de gestão de estoques.
















INTRODUÇÃO
Com a crescente produção e consumo, a competitividade entre as empresas ocupa posição de destaque e assume importânciavital perante o mercado produtivo. Os gestores de negócios se vêem obrigados a promover melhorias em seus métodos, sejam eles de produção ou de análise estratégica, atualizando conceitos e utilizandoferramentas que garantam a competitividade das empresas. Com base nestes aspectos, este artigo tem por propósito, demonstrar como o processo de aquisição e administração de estoques, pode serutilizado como ferramenta estratégica para redução de custos, analisando se a melhoria dos processos de gestão poderia promover a eficiência das atividades desenvolvidas no setor de suprimentos de umaorganização, levando a uma redução de estoques e do valor imobilizado, sem afetar o processo produtivo e trazendo vantagens competitivas.

Palavras-chave: Suprimentos. Gestão de estoques. Estratégia....