Finanças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALEXSANDRO BRIEDIS

BRUNA DALLA BRIDA
FELIPE PANCOTTO VIANNA
JESSICA PAVAN

PEDRO GUILHERME BARBOSA JARDIM

RAVEL PARIZOTTO CARBONERA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA ONG DEFESA ANIMAL

BALNEÁRIO CAMBORIÚ – SC
2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA – ESAG
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ALEXSANDRO BRIEDIS

BRUNADALLA BRIDA
FELIPE PANCOTTO VIANNA
JESSICA PAVAN

PEDRO GUILHERME BARBOSA JARDIM

RAVEL PARIZOTTO CARBONERA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA ONG DEFESA ANIMAL

Trabalho desenvolvido no Curso de Administração Pública, de forma integrada nas disciplinas de Desenvolvimento Sustentável e Territoaridade, Gestão de Organizações do Terceiro Setor, ResponsabilidadeSocioambiental, Mediação e Negociação no Setor Público e Administração Publica III, com objetivo de diagnosticar características e deficiências na organizaçõe estudada, assim como a aplicação de ferramentas metodológicas.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC
2011

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, o chamado Terceiro Setor vêm ganhando força e espaço na sociedade. Este nada mais é do que “o espaçoinstitucional que abriga ações de caráter privado, associativo e voluntarista que são voltadas para a geração de bens de consumo coletivo, sem que haja qualquer tipo de apropriação particular de excedentes econômicos que sejam gerados nesse processo.” (ALVES, 1999, p. 7). O mesmo é composto por instituições com preocupações e práticas sociais, sem fins lucrativos, que geram bens e serviços decaráter público, tais como: ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, centros sociais, organizações de voluntariado, etc.
Da mesma forma como estas organizações vêm se desenvolvendo com o passar do tempo, a atuação das empresas no campo da responsabilidade social também tem aumento de forma significativa e não apenas ocorrem no âmbito do assistencialismo, mascolaboram com o real desenvolvimento da comunidade no qual estas organizações encontram-se inseridas.
Sendo assim, o presente trabalho se propõe a analisar a forma como ocorre a gestão em uma organização social de Camboriú, quais os desafios e oportunidades enfrentados pela mesma, bem como a busca por uma solução para um problema prioritário enfrentado por esta organização. Além disso,propõe-se, também, a análise das ações de responsabilidade social de uma empresa da mesma região, bem como a busca de soluções para possíveis oportunidades de melhorias nestas, através de uma analise comparada com uma organização de renome estrangeiro. Complementa-se buscando explicitar a forma como ambas podem atuar em conjunto para o fortalecimento tanto da organização social quanto das ações deresponsabilidade social da empresa em análise. Por fim, a analise das temáticas da mediação e da negociação e suas variáveis as quais foram contextualizadas ao logo do trabalho.

1. GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Devido ao fortalecimento das denominadas organizações do terceiro setor, em um determinado momento deparou-se com a necessidade de criação de técnicas de gestão dasmesmas nos seus mais diversos aspectos. Porém, pela especificidade de seus serviços, percebeu-se que a adoção de técnicas utilizadas no setor privado necessitaria de certos cuidados, principalmente no que diz respeito à adaptação das mesmas para a realidade das organizações sociais. Além disso, algumas técnicas foram criadas especificamente para o atendimento das necessidades de gestão e de diagnósticodas organizações do terceiro setor.

1. ORGANIZAÇÃO SOCIAL

A análise da forma como ocorre a gestão nas organizações de terceiro setor, a qual consiste em um dos objetivos do presente trabalho, será realizado na ONG Defesa Animal de proteção animal, localizada no Município de Camboriú – Santa Catarina.

1. CARACTERIZAÇÃO E HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

O...
tracking img