Finalidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Finalidade social
12. Um ato de escolha, é quando uma pessoa tem um objetivo para atingir. É uma escolha livre, ou seja, a liberdade de expressão, a liberdadehumana.
Existem duas opiniões entre os autores , aqueles que são deterministas, que são contra a liberdade humana e aqueles que são a favor da fixação daliberdade humana, por um meio do ato de vontade.
Gurvitch acha contraditório o que esses autores pensam, pois se eles são a favor do determinismo, ao mesmo tempoeles são preocupados com a liberdade humana.
13. Há o impulso sociativo natural na origem da sociedade humana, há também a participação da inteligência e davontade humanas. O homem sabe o que se deve ou não fazer na vida social, ou seja, ele tem que ter uma finalidade adequada a vida social e as suas necessidadesfundamentais, e o que é valioso.
Cada homem tem uma opinião, cada um tem uma inteligência e vontade, exemplo o que é mais valioso pra um é desvalorizado para ooutro, como fazer para atender todas as necessidades da sociedade? Essa finalidade, deverá ser um valor, a finalidade social deverá ser bem comum. O bem comumentretanto é uma grande diversidade de preferências. Certos homens dão tratam o bem comum como um valor material, só que outros homens não dão predominância avalores dessa espécie. Como seria o bem comum para atender as necessidades de todos?
O bem comum mais feliz , acessível e necessário foi formulado pelo PapaJoão XXlll: “ O bem comum consiste no conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento da personalidade humana”.
tracking img