Final do XIX na Europa TextoII

483 palavras 2 páginas
Natal, RN
___/___/2014

ALUNO:



SÉRIE/ANO:

TURMA:


DISCIPLINA:

TIPO DE ATIVIDADE:

HISTÓRIA DA ARTE

E

TURNO:

V

PROFESSOR (A):

TEXTO COMPLEMENTAR - 2

2º trimestre

TATIANE

Final do século XIX na Europa
Entre os artistas que mudaram a arte no final do século XIX figuram pintores de tendências bem diversas. Alguns, como Gauguin, Cézanne e Van Gogh, chegaram a envolver-se com o Impressionismo, mas depois desenvolveram diferentes tipos de pintura. Temos, ainda, Toulouse-Lautrec, que retratou a vida parisiense de modo muito pessoal e não se ligou a nenhum movimento artístico.
Gauguin: a liberdade na escolha da cor
Paul Gauguin (1848-1903) participou da quinta exposição coletiva do movimento impressionista, em 1880.
Por volta de 1884, porém, sua obra já superava essa tendência em alguns aspectos, como o uso da tinta – pura e em áreas de cor bem definidas – e a cor dos objetos, que deixa de imitar a realidade.

Jacó e o anjo (1888) de Gauguin. 73x92cm. Galeria
Nacional da Escócia, Edimburgo.

Arearea – o cão vermelho (1892) de Gauguin.
75x94cm. Museu D’Orsay, Paris.

Na década de 1890 Gauguin deixou a França para viver no Taiti, onde produziu uma série de telas que constitui a parte mais conhecida de sua obra. Os quadros dessa época registram a natureza e a vida simples de pessoas livres dos compromissos e das dificuldades do dia-a-dia , próprias dos centros urbanos do séc. XIX.
Cézanne: a geometria da natureza
Paul Cézanne (1839-1906) também iniciou sua carreira ligada ao Impressionismo, mas não demorou a tomar outro rumo. Ele não se interessou em registrar as variações causadas pela luz solar. Buscou, isto sim, representar o que não muda nos seres, o que permanece: procurou as linhas com que objetos e elementos da natureza podem ser representados.
Com o tempo, a tendência de Cézanne em converter os elementos naturais em formas geométricas
– cilindros, cones, esferas – acentuou-se. Sua arte amadureceu no período de 1885 a 1895, quando morou em

Relacionados