Fim do modelo soviético

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fim do Modelo Soviético
Era Gorbatchev
Uma Nova Política
Em 1985, Mikhail Gorbatchev é eleito secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, e procura mudar o rumo descendente que aURSS levava nos últimos anos. O nível de vida da população baixava, e o atrase económico e tecnológico crescia velozmente, comparativamente aos EUA. Gorbatchev inicia assim uma política de diálogo eaproximação ao Ocidente, reiniciando as conversações com os EUA sobre o desarmamento, matéria onde a URSS levava um claro atraso, devido à famosa guerra das estrelas da administração Reagan. Aopromover um clima internacional estável, a URSS conseguia utilizar os seus recursos para se reestruturar internamente.
Inicia-se também um plano de renovação económica, a perestroika, que previa adescentralização da economia, estabelecendo a gestão autónoma das empresas, bem como se incentivava a formação de um sector privado parcial, a fim de estimular a concorrência e compensar a escassez crónicade bens de consumo.
Inicia-se ainda uma denúncia à corrupção, a censura é abolida e a participação efectiva dos cidadãos na vida política acontece com as primeiras eleições verdadeiramentepluralistas e livres na URSS, em 1989.

Colapso do Bloco Soviético
Herança dos tempos de Brejnev, a contestação ao regime imposto por Moscovo alastrou e endureceu, começando a abalar as estruturas dopoder. Ao mesmo tempo que isto acontecia, Gorbatchev via as democracias populares como um encargo pesado para a URSS, que só ganhava em as libertar. As democracias populares puderam assim escolher o seuregime político, o que culminou numa vaga democratizadora no Leste, em 1989: a cortina de ferro levanta-se finalmente, e a 9 de Novembro, cai o Muro de Berlim. Com este acontecimento, a Alemanhareunifica-se, dá-se a dissolução do COMECON e o fim do Pacto de Varsóvia.

Fim da URSS
Com a dinâmica política desencadeada pela perestroika, o fim da própria URSS foi algo natural e inevitável,...
tracking img