Fim de tubo industria textil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE FIM-DE-TUBO
O controle fim de tubo consiste nos sistemas de tratamento de resíduos sólidos, de efluentes líquidos e das emissões atmosféricas que as empresas adotam ao final de seus processos industriais, com o objetivo de atender aos parâmetros definidos pelos órgãos ambientais e a legislação vigente.

Figura XX: Abordagem fim-de-tubo. Fonte: Medeiros (2007. P.21)

Tratamento dosefluentes líquidos
Tratamento preliminar

Os principais processos unitários de tratamento preliminar dos efluentes têxteis são: segregação, gradeamento, peneiramento, resfriamento, homogeneização/equalização, isso segundo diversos autores (Nunes, 2001; Nemerow & Dasgupta, 1991; Braile &Cavalcanti, 1993; EPA, 1997; e IPPC 2002).

* Segregação dos efluentes
O momento ideal de seaplicar a segregação é aquele em que o projeto industrial têxtil ainda se encontra em elaboração. Dessa forma é possível implementar dispositivos para facilitar a segregação dos fluxos de resíduos, sem causar interferência no processo produtivo.
A segregação proporciona a implantação de ações mitigadoras e garante os efeitos desejáveis sobre o fluxo de resíduos. A separação dos efluentes facilitasua quantificação, importante na determinação dos volumes dos tanques de homogeneização e equalização.

* Gradeamento
Na indústria têxtil normalmente as grades são do tipo simples (estáticas), dado que o volume de sólidos grosseiros não é grande e elas são perfeitamente operacionalizadas. A exceção são os efluentes de lavanderia, pois em geral nos processos de lavagem se usa pedra como agentedesgastante dos tecidos.

* Peneiramento
Na indústria têxtil podem ser usados três tipos diferentes de peneira: a estático-hidrodinâmica, a rotativa e a vibratória, sendo a primeira a mais utilizada já que exige menos manutenção e não consume de energia elétrica.
Nas peneiras estático-hidrodinâmicas o efluente bruto entra pela parte superior e desce sobre a tela, a parte líquida penetraentre os fios da tela, enquanto o sólido fica retido sobre a tela inclinada e na sequencia desliza pela tela até ser recolhido em um recipiente.

* Resfriamento
O beneficiamento têxtil consume quantidade significativa de vapor (os processos em geral são desenvolvidos em temperaturas acima de 70ºC), o
que provoca o aquecimento do efluente bruto em geral acima de 50ºC. Então o
processo deresfriamento se faz necessário.

* Homogeneização e equalização
A maioria dos processos de tingimento e acabamento se desenvolvem em regime batelada, o que gera muitas descargas descontínuas. Para contornar isso são instalados tanques de equalização e hogeneização do efluente.
Apesar da equalização e a homogeneização melhora as características de tratabilidade do efluente; favorece otratamento biológico (estabilização das cargas); melhora o controle de dosagem de produtos químicos (físico-químico) e melhora a sedimentação dos sólidos nos decantadores, pela estabilização do fluxo.

* Neutralização
Nos efluentes têxteis têm-se algumas alternativas para a minimização da carga alcalina, que em geral está, presente nos tingimentos e acabamentos em função do processo de mercerização,na qual é utilizada soda cáustica como agente alcalino. Para que o pH não atrapalhe o tratamento dos efluentes deve ser corrigido, seja por medidas alternativas no processo produtivo ou correção na estação de tratamento.

Tratamento biológico
No âmbito dos tratamentos biológicos para efluentes industriais, os processos aeróbios são os mais empregados, principalmente se tratando de águasresiduárias têxteis (Peres & Abrahão 1998).
Para tratamento do efluente de industria têxtil o sistema de lodos ativados se mostra bastante eficiente, sendo portanto bastante utilizado. No processo se forma uma massa de lodo celular, que tem características de um floco. Nesse elemento ocorrem as reações de estabilização da matéria orgânica, ou seja, nesse ambiente há uma simulação do ambiente...
tracking img