Fim da Ordem Bipolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA FUCAPI

PEDRO HENRIQUE F. CABRAL





Título do Trabalho




MANAUS
2014
FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃOTECNOLÓGICA


PEDRO HENRIQUE F. CABRAL





FIM DA ORDEM BIPOLAR


Trabalho solicitado pelo prof. Jônata Araújo da disciplina de Geografia para obtenção de nota parcial do 1º bimestreMANAUS
2014
INTRODUÇÃO
O ano de 1989 representou um período bastante significativo na história mundial. Ocorreram transformações políticas no continente europeu,alterando drasticamente a geopolítica da região. Os regimes socialista do Leste Europeu começaram a desfazer-se.
FIM DA ORDEM BIPOLAR

Entre o período de 1945 a 1970, a economia capitalista e socialistativeram um enorme crescimento econômico. Porém a partir da década de 70, ambos os modelos econômicos começaram a apresentar sintomas de crise. No lado capitalista, a crise se iniciou com os déficitsde orçamentos e da balança comercial dos Estados Unidos, culminando na desvalorização do dólar em relação ao ouro e a decretação da livre conversibilidade da moeda.
No lado socialista a crise eraresultado do esgotamento do próprio modelo econômico. O industrialismo soviético, apoiado nas indústrias de base, de armas e aeroespacial, não acompanhou o ritmo de outros setores. Esse desequilíbriocomprometeu o sistema socialista.

Por um lado, em relação à corrida espacial e armamentista a URSS estava bastante avançada, com o lançamento do Sputnik e de vários mísseis de alta precisão, poroutro, não conseguiu desenvolver industrias de tecnologia própria. O modelo de economia estatal e planificada apresentava vários problemas. Ao transferir todos os meios de produção para o Estado, nãoestimulava o desenvolvimento técnico dos setores que considerava secundários, como os bens de consumo. Na década de 80, sua população tinha dinheiro, porém não tinha com o que gastar.

Mikhail...
tracking img