Fim da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FIM DA GESTÃO?

Será que chegamos ao fim da gestão? Esta é a indagação que circunda o Capítulo 1 do livro O futuro da administração de Gary Hamel e Bill Breen. Se formos comparar inovação/evolução da gestão moderna com outras “ciências”, veremos que a mesma tem tido pouca progressão nas ultimas décadas. É como se a gestão ao longo desse período estivesse passando por uma fase de slow motion,muito ainda se tem da sua “base”, fundamentada em Taylor, Weber, Deming e outros considerados profetas da Gestão Moderna. No entanto, o fato de não conseguir imaginar qual é o seu futuro, não caracteriza que a mesma tenha chegado ao fim. Somos humanos, a força motriz das organizações, clientes internos e externos, movidos por desejos e constantemente em mutação. Sendo assim, é evidente a necessidadee certeza de mudanças, visando o atendimento dos nossos anseios, a começar pela forma de gerir, por que se assim não agirem, estarão sujeitas ao fracasso por não acompanhar as exigências do mercado altamente competitivo. É algo comparado a Seleção Natural, Teoria Evolutiva de Charles Darwin, onde ele diz que os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que osmenos adaptados. Assim, os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

É necessário quebrar paradigmas, hoje o poder está nas mãos dos consumidores e estes cada vez mais exigentes. Sendo assim, comungo da afirmação de que as empresas se quiserem ser mais inovadoras e inteligentes, devem aprender a inspirar seus funcionários para que deem o melhor de si todosos dias. É preciso que todos os envolvidos deixem de ser limitados e tenham liberdade, sem perder a disciplina.

SEGUE ABAIXO O RESUMO RONALDO.

Quando se fala em gestão, pouco são os avanços e/ou descobertas de novas técnicas de como gerenciar, dentro de um senso comum os destinos dos “colaboradores” e até mesmo da organização. Não há como negar os avanços monstruosos ocorridos na tecnologiade todas as áreas e no mundo todo. Evolução esta, mesmo com todos os seus atributos, parece pouco ter afetado o jeito pré-histórico de se politizar e hierarquizar as organizações. Tendo em um primeiro momento na metade do século XX evoluído a passos longos, hoje a gestão parece estar estagnada. Teorias centenárias que até hoje não serve de moldes para a criação de novas; ao invés são desde a baseaté o topo seguido de maneira religiosa. Em tese temos: “teorias velhas para um mundo novo”. De forma alguma retiro a importância de nenhuma delas, final de contas foram essas “teorias velhas” que nos fizeram chegar no cenário sócio/econômico ao qual estamos inseridos e que por sua vez nos exige cada vez mais um revolução no modo de pensar e agir. Afinal como podemos falar de evolução e ter queconviver diariamente com Weber? Como descobrir a base da motivação se Taylor, dia após dia me diz o que devo fazer para aumentar a lucratividade? Para que raciocinar novas técnicas se possuímos verdadeiras cartilhas que utopicamente nos impulsionará para o sucesso? São questionamentos que precisam mais do que nunca ser solucionados, pois a organização que

consegue decifrar estes códigos comcerteza está um passo a frente. Com certeza ainda temos um longo caminho a percorre, mudanças a realizar e principalmente pensamentos a serem revistos. Com tantas mudanças e tecnologia e globalização e outros “e”, ou saímos do pondo de acomodação e buscamos como transformar esta parábola em uma reta e ascendemos ou embarcamos nesta grande montanha russa da gestão.

Pensamento Sistêmico é uma novaforma científica de ver e pensar os acontecimentos ao nosso redor, uma nova visão do mundo, em relação ao pensamento científico tradicional.
A visão de mundo tradicional, sabemos que sofre influência do conhecimento científico, tanto que é muito comum o novo, ser questionado se tem base ou é comprovado cientificamente, assim temos os profissionais agindo de forma científica e nós também nos...
tracking img