Filtros passivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILTROS

INTRODUÇÃO

Todos os circuitos em engenharia elétrica podem ser considerados como filtros, daí sua importância de estudo. Esses circuitos fornecem sinais de saída com a amplitude dependente da freqüência do sinal de entrada, sendo sua principal característica.
Antes de 1960 os filtros para comunicação de voz e dados eram fabricados somente utilizando-se componentes passivos RLC.Nos últimos anos com o desenvolvimento da tecnologia de circuitos híbridos integrados abriu-se um campo intenso para filtros RC ativos.
Os filtros são classificados de acordo com a função de resposta em freqüência, ou seja, de acordo com as freqüências em que se tem uma resposta para se recusar ou aceitar faixas de freqüências. Podem ser classificados da seguinte forma:

- Passa-baixa;
-Passa-alta:
- Passa-faixa;
- Rejeita-faixa;

O gráfico de resposta em freqüência possui características próprias para cada filtro, no entanto, existem pontos importantes que se pode determinar como, freqüência de corte, freqüência de corte inferior e superior, banda de passagem, banda de rejeição e outros.
Dependendo do filtro em estudo, ele pode ter uma freqüência central foe outras duas freqüências, uma freqüência de corte inferior, situada a um valor abaixo da central, e uma outra situada acima da central, denominada de freqüência de corte superior. Essas freqüências de corte são determinadas nos pontos onde o sinal está com metade da potência da freqüência fo.
As freqüências que estiverem fora dessa faixa, ou seja, que possuírem menos da metade da energia dafreqüência fo, são consideradas não passantes ou na banda de rejeição.
Um outro ponto que podemos citar é a existência da função transferência dos filtros, muito utilizado nos cálculos e determinamos por ele, por exemplo, se o filtro que será projetado é um filtro estável, ou seja, em primeiro lugar num projeto, devemos definir o tipo de filtro, em segundo analisar sua função transferência paradeterminarmos a ordem do filtro, determinar os pólos e zeros, e assim, calcular os valores de resistores, capacitores e indutores.
FILTROS

Filtros são circuitos especialmente projetados para fornecerem sinais de saída com uma amplitude dependente da freqüência do sinal aplicado na entrada. Embora essa definição possa ser aplicada a vários circuitos, incluindo-se os amplificadores, ela salienta aprincipal característica de um filtro: sua sensibilidade á freqüência do sinal. Essa característica é chamada seletividade.
A figura 1 mostra diversos gráficos, chamados de curvas de resposta em freqüência, em que se pode perceber o modo de variação do sinal de saída em função da freqüência, para alguns tipos de filtros mais simples. A interpretação correta destes gráficos é fundamental para oentendimento de alguns aspectos da radiocomunicação, principalmente os relacionados com a ocupação do espectro de radiofreqüência, as medidas de proteção contra a poluição espectral e a seletividade dos receptores.
A curva de resposta em freqüência é uma representação gráfica da amplitude do sinal na saída de um filtro, em função da freqüência do sinal aplicado em sua entrada.Uma curva de resposta emfreqüência admite, em princípio, duas escalas verticais ambas em dB. Uma escala é absoluta e representa o ganho (ou atenuação) do filtro em função da freqüência do sinal aplicado. A outra escala é relativa e reflete a variação do sinal de saída em relação ao valor que o mesmo apresenta na freqüência central.
Cada trecho de uma curva de resposta em freqüência possui um nome especifico que permiteespecificá-lo. Vários destes nomes são tomados de empréstimo da Geografia. Isso acontece porque uma curva de resposta em freqüência assemelha-se muitas vezes, ao perfil de uma montanha. A parte superior da curva de resposta, por exemplo, é chamada de pico ou topo. O pico pode ser plano, ondulado ou curvo, como o perfil de um sino. A parte inclinada da curva chama-se flanco, e a parte inferior,...
tracking img