Filtros industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.FILTROS INDUSTRIAIS





1.1.Separação sólido de líquido



1.1.1. Decantação


É um processo de separação de partículas em suspensão na água, no qual a força da gravidade é utilizada para separar as partículas de densidade maior que a da água, depositando-as no fundo do decantador ou em uma superfície ou zona de armazenamento. É simplesmente um processo gravítico que remove aspartículas da água.
Os principais tipos de decantadores são os laminares ou de alta taxa de e os convencionais de escoamento horizontal.


1.1.2.Flotação


A flotação é uma operação unitária utilizada para separar partículas líquidas ou sólidas da fase líquida. A separação é obtida introduzindo-se bolhas finas de ar na fase líquida, provocando a ascensão de partículas para a superfície,mesmo as com maior densidade que o líquido. Uma vez na superfície podem ser coletadas e removidas com escumadeiras.
No tratamento da água a finalidade da coagulação e floculação é transformar impurezas que se encontram em suspensão fina, em estado coloidal ou em solução,bactérias, protozoários, e/ou plâncton, em partículas maiores (flocos) para que possam ser removidas por sedimentação e/oufiltração ou, em alguns casos, por flotação. Este mesmo conceito pode ser também ser aplicado no tratamento de esgotos sanitários.


1.1.3. Floculação


Floculação é a aglutinação,em flocos, das partículas de um precipitado ou de um sistema coloidal, frequentemente ocasionada pela alteração do pH do sistema. É pela floculação que se purifica a água nas hidráulicas,pois ao se formar um precipitadoflocular ( normalmente utiliza- se o hidróxido de alumínio) em forma lenta, em forma lenta, ele carrega consigo impurezas em suspensão.
É um processo físico que promove a aglutinação das partículas já coaguladas, facilitando o choque entre as mesmas devido à agitação lenta imposta ao escoamento da água.A formação de flocos de impurezas facilitam sua posterior remoção por sedimentação sob ação dagravidade, flotação ou filtração. A floculação pode ocorrer por processos hidráulicos ou mecanizados.


1.1.4. Separação Centrífuga





Uma centrífuga usa a força centrífuga (força g) para isolar partículas suspensas em seu meio, seja da forma em lotes ou fluxo contínuo.Quando uma suspensão é girada sob certa velocidade, a força centrífuga faz com que as partículas se afastem radialmentedo eixo de rotação.


As centrífugas decanters geralmente se baseiam na tecnologia de separação horizontal e operam em velocidades mais baixas.Pode ser aplicada em qualquer ambiente de processamento que exija separação de sólidos e líquidos de duas ou três fases.Uma aplicação importante é a desidratação de sedimentos em usinas de tratamento de água residual.



2.Filtração


É aoperação pela qual se separa um sólido de um líquido ou gás, mediante um meio poroso que retém o sólido, mas deixa passar o fluido. As condições em que se efetua a filtração variam muito e a escolha do tipo de equipamento mais apropriado dependerá de um grande número de fatores:
- As propriedades do fluido, em particular a sua viscosidade, massa específica,e propriedades corrosivas;
- A natureza dosólido;
- A quantidade do material a movimentar e o seu valor;
- A concentração de sólidos em suspensão;
- O fato de o material mais nobre (maior valor agregado) ser o sólido, o fluido ou ambos;
- O fato de ser ou não necessário lavar os sólidos filtrados;
- O fato de ser ou não prejudicial ao produto uma contaminação muito leve causada pelo contato da suspensão ou do filtrado com várioscomponentes do equipamento;
A função do meio filtrante é atuar como suporte para o bolo de filtração, ao passo que as camadas iniciais de bolo constituem o verdadeiro filtro. O meio filtrante deve ser mecanicamente forte, resistente à ação corrosiva do fluido e deve oferecer uma resistência tão pequena quanto possível ao fluxo do filtrado. Usa-se, por isso, muitas vezes, material relativamente...
tracking img