Filosofos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual de Ensino Médio Assis Brasil

Literatura

Calebe W
204

28 de agosto de 2012
Quincas Borba
Autor: Machado de Assis
Tema: Rubião, um ex-professor do primário de origem humilde, tem sua vida transformada radicalmente quando se torna herdeiro da fortuna do filósofo Quincas Borba após a sua morte. Porém, este lhe deixa uma condição: cuidar de seu cão, que também se chamaQuincas Borba. Disposto a melhorar sua vida com a herança, muda-se da cidade de Barbacena, em Minas Gerais, para o Rio de Janeiro, então capital do Império. Durante a viagem, conhece o casal Sofia e Cristiano Palha, que se tornam seus amigos. Mas há segundas intenções dos dois lados: Cristiano procura aproveitar-se da ingenuidade de Rubião, que não hesita em emprestá-lo dinheiro para financiar seusnegócios. Já Rubião se apaixona perdidamente pela mulher de Cristiano, Sofia, que o estimula, mas ao mesmo tempo o rejeita. Gastando a herança desordenadamente e sofrendo com uma paixão não correspondida, Rubião enlouquece e volta à miséria de sua origem, abandonado por aqueles a quem considerava seus amigos, menos por seu cão. No auge da loucura, Rubião morre coroando-se imperador, pois achava serNapoleão III. O cão também morre triste pela falta de seu dono.
Personagens principais:
Quincas Borba – Filósofo tido como louco. É adepto da doutrina do humanismo, já demonstrada em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Torna-se amigo de Rubião após casar-se com sua irmã, já falecida. Como forma de agradecimento por este lhe ter dedicado cuidados e atenção a seus ensinamentos, deixa-o como herdeirode sua fortuna e do seu fiel cachorro.
Quincas Borba (2) – Cão de estimação tanto de Quincas Borba (que lhe deu seu nome) quanto de Rubião, mostra-se fiel e amável com ambos. Rubião até pensa que o cão recebeu a alma do filósofo depois de sua morte, devido a suas atitudes. Provavelmente, representa a animalidade ou o instinto do homem.
Rubião – Ex-professor que ensinava no primário emBarbacena, interior de Minas Gerais. De origem humilde, muda de vida radicalmente quando conhece Quincas Borba, tornando-se seu herdeiro. Mostra descontrole sobre a fortuna, além de se mostrar ingênuo. Apaixona-se pela mulher de seu mais novo amigo, Cristiano Palha.
Cristiano Palha – Conheceu Rubião numa viagem e imediatamente tornou-se seu amigo íntimo, chegando até a apresentá-lo a várias pessoas dasociedade do Rio de Janeiro. Esperto e desonesto, procura explorar a ingenuidade do novo amigo e se torna até gestor de sua herança.
Sofia – Mulher de Cristiano Palha. É cobiçada por Rubião e por outros homens devido a sua beleza. Anima Rubião por se mostrar carinhosa, a mando do marido, mas ao mesmo tempo, rejeita-o. Mostra-se esperta e fiel ao marido, mas fica incomodada com o assedio de Rubião.Memórias Póstumas de Brás Cubas

Autor: Machado de Assis

Tema:
Personagens principais:
BRÁS CUBAS – filho abastado da família Cubas, é o narrador do livro; conta suas memórias, escritas após a morte, e nessa condição é o responsável pela caracterização de todos os demais personagens.

VIRGÍLIA – grande amor de Brás Cubas, sobrinha de ministro, e a quem o pai do protagonista via comogrande possibilidade de acesso, para o filho, ao mundo da política nacional.

MARCELA – amor da adolescência de Brás.

EUGÊNIA – a “flor da moita”, nas palavras de Brás, já que era filha de um casal que ele havia flagrado, quando criança, namorando atrás de uma moita; o protagonista se interessa por ela, mas não se dispõe a levar adiante um romance, porque a garota era coxa.

NHÃ LO LÓ –última possibilidade de casamento para Brás Cubas, moça simples, que morre de febre amarela aos 19 anos.

LOBO NEVES – casa-se com Vigília e tem carreira política sólida, mas sofre o adultério da esposa com o protagonista.

QUINCAS BORBA – teórico do humanismo, doutrina à qual Brás Cubas adere, morre demente.

DONA PLÁCIDA – representante da classe média, tem uma vida de muito trabalho e...
tracking img