Filosofos em destaque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFOS EM DESTAQUE

Sócrates

Sócrates foi, provavelmente, a figura mais enigmática de toda a história da filosofia. Ele nunca escreveu uma só palavra, e apesar disso foi um dos filósofos que mais influenciaram o pensamento europeu para não mencionar a natureza dramática de sua morte.
Sabemos que Sócrates nasceu em uma rica família de Atenas. A mãe era parteira e o pai escultor. Por umcerto período, serviu no Exército, mas passou a maior parte da vida nas praças da cidade e nos mercados, conversando com as pessoas que lá encontrava. Quando estava na casa dos 50 anos de idade, casou-se com Xantipa, com quem teve três filhos.
As descrições que se fazem dele o pintam como alguém extremamente feio: barrigudo, com olhos esbugalhados e nariz arrebitado. Mas consta que eraagradabilíssimo. Apesar disso, foi condenado à morte por suas atividades filosóficas.
Conhecemos a vida de Sócrates principalmente por intermédio dos escritos de Platão, que era um de seus discípulos e se tornou um dos mais importantes filósofos de todos os tempos. Platão escreveu uma série de diálogos, ou discussões dramatizadas, em que Sócrates figura como personagem principal e porta-voz. Uma vezque Platão discute a própria filosofia por intermédio de Sócrates, não podemos nos certificar de que as palavras ditas por ele nos diálogos foram as palavras de fato pronunciadas por ele.

Sócrates, o professor

A Atenas da época de Sócrates era um importante centro de debates, visitado por todos os grandes pensadores de então. Um desses grupos de filósofos itinerantes era chamado de sofista.Os sofistas ensinavam por dinheiro, ao mesmo tempo em que afirmavam que as indagações da filosofia, os enigmas do Universo, jamais seriam respondidos pelo mortal uma perspectiva filosófica conhecida como ceticismo.
Assim como os sofistas, Sócrates tinha mais interesse no homem e em seu lugar na sociedade do que nas forças da Natureza. Ao contrário deles, Sócrates jamais recebeu dinheiro emtroca de ensinamentos, e se distinguia dos sofistas em um outro aspecto bastante importante. Sócrates não se considerava um.Sofista. ou seja, uma pessoa erudita ou sábia.
Ele achava que e o filósofo é aquele que admite não entender inúmeras coisas, e que se aflige com isso. Nesse sentido, o filósofo ainda é mais sábio do que aqueles que se orgulham do conhecimento que têm das coisas sobre asquais, na verdade, nada sabem. Sócrates declarou: "Só sei que nada sei".
Consta que um amigo de Sócrates perguntou ao oráculo de Delfos quem era o homem mais sábio de Atenas. O oráculo respondeu que, dentre todos os mortais, Sócrates era o mais sábio. Sócrates ficou pasmo ao saber disso.
Procurou imediatamente a pessoa na cidade que, para ele e para todo mundo, era extremamente sábia. Masquando aconteceu de essa pessoa não dar respostas satisfatórias a suas perguntas, embora se achasse capaz disso, Sócrates concluiu que o oráculo estava certo. A sabedoria de Sócrates se devia ao fato de ele estar plenamente ciente da própria ignorância.
Embora colocasse em constante dúvida a extensão de seu conhecimento (um método que Descartes usaria cerca de dois mil anos mais tarde), Sócratesachava possível um homem alcançar verdades absolutas acerca do Universo. Ele sentia a necessidade de estabelecer uma base sólida para nosso conhecimento, um alicerce que, segundo ele, estaria na razão do homem. Com essa inabalável crença na razão humana, Sócrates era decididamente um racionalista.
Ele afirmava que era guiado por uma voz interior divina, e que essa "consciência" lhe dizia que eleestava certo. Ele disse: "Aquele que conhece o bem faz o bem", Com isso, queria dizer que o entendimento justo leva à ação justa. E só o justo pode ser um "homem virtuoso".
Quando agimos erradamente é porque nada sabemos. Sócrates estava interessado em descobrir definições claras e universalmente válidas para o certo e o errado. Ao contrário dos sofistas, ele achava que a capacidade de...
tracking img